Coro Jovem abre temporada com ‘Um Passeio pela Ópera’, no Teatro Municipal
Atualizado em 20/02/2019 - 16:24
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
O espetáculo mescla cenas de famosas óperas de repertório, onde os coristas atuam como solistas em árias - Foto: Divulgação/FCCR - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A temporada de concertos de 2019 do Coro Jovem Sinfônico de São José dos Campos será aberta neste sábado (23), às 20h, no Teatro Municipal, com apresentação da peça Um Passeio pela Ópera. A entrada é gratuita e a classificação livre para todos os públicos.

Os ingressos devem ser reservados pelo site da Fundação Cultural e os recibos apresentados (impresso ou digital) na portaria do teatro, 15 minutos antes do espetáculo. Para esta primeira apresentação do ano, o coro ainda não contará com os novos integrantes que foram selecionados no último dia 16.

O espetáculo mescla cenas de famosas óperas de repertório, onde os coristas atuam como solistas em árias (composição musical escrita para um cantor solista), duetos, conjuntos e em grandes números corais. O repertório é composto por renomados nomes como Mascagni, Gluck, Mozart, Donizetti, Puccini e Verdi. A série possibilita aos cantores atuarem exclusivamente como cantores solistas.

"Esta é uma série que fizemos no ano passado e fez muito sucesso. Por conta disso, a escolhemos para abrir a temporada deste ano. Ela mescla partes corais e solistas, com árias, duetos e conjunto de óperas famosas”, explicou o maestro Sérgio Wernec. “Estamos ansiosos, pois, neste ano, estamos começando as atividades mais cedo e, geralmente, só temos concerto depois do carnaval”, finalizou.

Com direção da professora de técnica vocal Lídia Schäffer, a apresentação terá números conhecidos, como a ária O mio babbino caro, da ópera Gianni Schicchi, de Puccini; o divertido dueto de Papageno! Papagena!, da ópera A Flauta Mágica, de Mozart; e os coros Di Zingarelle e Di Mattadori, da ópera La Traviata, entre outros.

O projeto

O Coro Jovem Sinfônico é um projeto de educação musical criado pela Fundação Cultural em 2005, que tem como finalidade a formação e a capacitação de jovens de 16 a 34 anos. O projeto também divulga o canto coral, incentiva a formação de público e o acesso da população a programas artísticos de qualidade.

Teatro Municipal

Rua Rubião Júnior, 84 – 3º andar – Centro