Mais 120 estagiários da Prefeitura participam de atividades de integração
Atualizado em 20/02/2019 - 15:30
Integração de Estagiários  19 02 2019
A maioria dos estudantes é do curso de Pedagogia e vai auxiliar os professores em salas de aula - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças

Um grupo de 120 estagiários da Prefeitura de São José dos Campos participou, nesta terça-feira (19), na Câmara Municipal, das atividades de integração. Eles foram recém-contratados por meio do Ciee (Centro Integração Empresa-Escola).

A contratação de estagiários foi retomada pela Prefeitura em janeiro de 2017. Desde então, já foram contratados 3.191 estudantes de, praticamente, todas as áreas. A cada ano, estagiam nas diversas secretarias municipais cerca de 1.500 estudantes.

Na área de Pedagogia, por exemplo, a Prefeitura é a maior contratante de estagiários do município. A maioria desses estudantes foi absorvida pela Secretaria de Educação e Cidadania e auxiliará os professores nas salas de aula da rede municipal de ensino.

Na integração, os jovens conhecem todas as rotinas da Prefeitura e procedimentos internos. Eles têm conhecimento sobre seus direitos e orientações na conduta no ambiente de trabalho. Para os técnicos da Prefeitura, essa é uma grande oportunidade para esses jovens que em breve vão disputar o mercado de trabalho, em suas respectivas áreas.

A integração é realizada pela equipe da Divisão de Treinamento & Desenvolvimento, da Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças.

Primeira oportunidade

Para muitos jovens, esse estágio significa a primeira oportunidade de vivenciar um ambiente de trabalho na sua área de futura formação. “Fui aprovada no processo seletivo e esta é a minha primeira vez que estou estagiando na área que optei. A Prefeitura me deu uma grande oportunidade de estagiar na minha área, tendo a chance de aprender coisas novas a cada dia e me fazendo conhecer e gostar mais da profissão que escolhi”, disse Yasmin Ferreira Martins, 21 anos, do 3° ano de Jornalismo.

Os estudantes universitários selecionados recebem bolsa-auxílio de R$ 856,68 (jornada de seis horas) ou R$ 571,13 (para quatro horas de atividades) e vale-alimentação. Eles também têm direito aos dias de recesso e demais benefícios previstos em lei.

Educação inclusiva

Como parte da integração, os estagiários de pedagogia também participarão de um seminário sobre Educação Inclusiva, ministrado por profissionais da Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria de Educação e Cidadania, em parceria com a Divisão de Treinamento & Desenvolvimento da Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças. O objetivo é orientar e motivar os estagiários que cursam pedagogia sobre como proceder, agir e educar alunos com deficiências, inseridos no contexto de Educação Inclusiva.