Bilhete Único nos bairros traz economia e facilita o dia a dia das pessoas
Atualizado em 18/02/2019 - 16:33
BILHETE UNICO ITINERANTE - 05-02-2019 - LUCAS CABRAL
Cerca de 500 pessoas visitaram o trailer e fizeram o cartão do Bilhete Único nos últimos 16 dias - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

Em São José dos Campos, a oportunidade de fazer o Bilhete Único no bairro onde mora ou trabalha e ainda receber o cartão na hora está facilitando a rotina dos usuários do transporte público que faziam o pagamento da passagem de ônibus em dinheiro e, por esse motivo, não usufruíam dos benefícios da integração total entre linhas.

Desde o último dia 29 de janeiro, o trailer do Bilhete Único já percorreu 3 regiões e incluiu cerca de 500 usuários que agora já podem utilizar mais de uma linha, por um período de duas horas pagando apenas uma passagem.

Quem passou pelo trailer e saiu com o cartão na mão apreciou a iniciativa. A ação integra um conjunto de ações promovidas pela Prefeitura de São José dos Campos para incentivar o uso do cartão eletrônico para pagamento da tarifa de ônibus.

O técnico em enfermagem, Evaltro Augusto Alves Junior, 21 anos, que mora na cidade há 4 meses, conta que desconhecia os benefícios do Bilhete Único e, por não ter o cartão, estava pagando duas passagens para chegar ao serviço. "Eu achei muito legal essa iniciativa da Prefeitura. Vai ajudar a gastar menos em relação à condução".

O gerente de posto de gasolina, Luis Ronaldo Aparecido, 45 anos, também aprovou a ação promovida pela Prefeitura de São José dos Campos, pois ainda não possuía o Bilhete Único e nem tinha tempo de ir até o centro da cidade para solicitar o cartão. "Eu moro na região norte e trabalho aqui na região leste, para mim é muito vantajoso ter o Bilhete Único porque antes não conseguia integrar a passagem e agora é possível".

Mais de 4 mil usuários em 16 dias

Desde que foram anunciadas no fim do mês passado, as ações de incentivo ao uso do cartão eletrônico para pagamento da passagem de ônibus atraíram mais de 4 mil usuários.

De 28 de janeiro a 13 de fevereiro deste ano, foram emitidos 4.303 cartões nas modalidades comum e vale transporte. No mesmo período de 2018, foram 1.815, o que representa um aumento de mais de 130% no número de emissões.

Conheça as opções:

Internet ou telefone
Para quem não quer ou não pode sair de casa, a solicitação é feita pela internet com entrega em domicílio. Aquele que perdeu ou teve o cartão roubado ou furtado, o pedido pode ser feito pelo telefone 0800 772 7730, sem custos e também com entrega em casa.

Caso o usuário não tenha acesso à internet em casa, pode utilizar as nove unidades do Espaço.com, ou ainda os protocolos do Paço Municipal e da Secretaria de Mobilidade Urbana.

Trailer

Basta comparecer ao local com documento de identificação com foto e um comprovante de residência. A emissão do cartão no trailer, só vale para quem está solicitando a primeira via.

Programação do trailer de 18/2 a 23/2 – região sul
18/02/2019 Segunda-feira - Av. Andrômeda, 1869 - Jardim Satélite
19/02/2019 Terça-feira - Av. Andrômeda, 1869 - Jardim Satélite
20/02/2019 Quarta-feira S-709 - R. Bacabal, 35 – Parque Industrial
21/02/2019 Quinta-feira S-709 - R. Bacabal, 35 – Parque Industrial
22/02/2019 Sexta-feira Av. João Guska, 1263 – Campo dos Alemães
23/02/2019 Sábado S-691 - Av. João Guska, 1263 – Campo dos Alemães

Loja do Consórcio 123

Para quem deseja retirar o cartão na hora, pode ir até a loja do Consórcio localizada na Rua Rui Barbosa, 15, no Centro, de segunda à sexta-feira das 7h às 19h e aos sábados das 8h às 13h, levando um documento de identificação e um comprovante de endereço.