Pré-Conferência Municipal de Saúde reúne 81 pessoas na zona leste de São José
Atualizado em 16/02/2019 - 15:28
PRE CONFERENCIA DA SAUDE VILA INDUSTRIAL - 16-02-2019 - LUCAS CABRAL
Evento aconteceu neste sábado (16), na Vila Industrial, zona leste da cidade - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Saúde

A terceira Pré-Conferência Municipal de Saúde de São José dos Campos, realizada pela Prefeitura e pelo Comus (Conselho Municipal de Saúde) neste sábado (16) na Vila Industrial, na zona leste, contou com a presença de 81 pessoas.
Foi o encontro com maior participação popular até o momento.
A próxima Pré-Conferência está programada para o próximo dia 23 (sábado), a partir das 8h, na Casa do Idoso Centro.
"Foi a primeira vez que participei e gostei muito. Foi uma experiência muito rica e interessante. É muito bom poder ajudar a cidade e o nosso país a construir uma Saúde mais adequada e ainda colaborar para melhorar o SUS", disse a cirurgiã-dentista e professora universitária Patrícia Ribeiro, 52 anos.
Também participante pela primeira de uma Pré-Conferência de Saúde, a aposentada Carmem Claudete Vieira, 56 anos, elogiou a iniciativa.
"Estou muito feliz de participar, exercendo minha cidadania. Tudo é novidade, mas está sendo muito legal. Espero que juntos possamos construir uma Saúde cada dia melhor."

Saúde em debate
Os temas são definidos pelo governo federal. Nesta edição, o tema foi “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.
As pré-conferências têm como objetivo orientar os debates, apresentar o tema central, as propostas e os eixos temáticos, além de escolher os delegados que participarão da conferência, que acontecerá nos dias 22 e 23 de março, no Centro de Formação do Educador (Cefe), em Santana.
Nas pré-conferências as propostas serão apresentadas e discutidas em grupos temáticos e deverão necessariamente estar relacionadas ao tema central e aos eixos temáticos, devendo cada grupo apresentar no máximo cinco propostas para leitura na plenária final da pré-conferência.
Os três eixos temáticos são: Saúde como direito; Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde – SUS e Financiamento adequado e suficiente para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Participação efetiva

Para participar como membro da 13ª Conferência Municipal de Saúde, como delegados e observadores, é necessário que o munícipe participe de pelo menos uma das pré-conferências.
Na conferência municipal serão colhidas as propostas e escolhidos os representantes do município que participarão da conferência regional. Após o encontro regional, será realizada a conferência estadual. Já a Conferência Nacional chega este ano a sua 16ª edição e será realizada de 4 a 7 de agosto, em Brasília.
As duas primeiras pré-conferências foram realizadas nas regiões Sul (Bosque dos Eucaliptos) e Sudeste (Putim).

Próximas pré-conferências

Região Centro-Oeste (Casa do Idoso Centro)
23/02/2019 – 8h às 13h

Região Norte (Casa do Idoso Norte)
09/03/2019 – 8h às 13h


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde