Com 20 anos de história, Atleta Cidadão aumenta idade de atendimento
Atualizado em 12/02/2019 - 17:48
Fotos das modalidades atendidas pelo programa Atleta Cidadão
Criado em 1999, o programa de esporte de base atende atualmente 1.300 crianças e adolescentes de 7 a 20 anos - Foto: PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O ano de 2018 foi recheado de conquistas para os futuros talentos do esporte que são integrantes do Atleta Cidadão, um dos melhores programas de formação desportiva do país e que é mantido pela Prefeitura de São José dos Campos.

Em 2019, no mês de agosto, o Atleta Cidadão completa 20 anos de existência e a Administração preparou um presente do tamanho da história do programa. A partir deste ano, serão contemplados jovens de 7 a 20 anos. Há dois anos, o programa tinha idade limite de atendimento de até 17 anos e que subiu em no ano seguinte para 19 anos, em algumas modalidades.

De acordo com a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, a subida da ‘régua’ para a faixa etária se sustenta pelo compromisso do poder público de investimento em esporte educacional e de formação. E até aqui, os resultados têm sido mais que expressivos.

“Os atletas de 16 e 17 anos, que antes terminavam seu tempo no programa, tinham que buscar um clube. Hoje não. Eles podem continuar no programa e, com isso, muitos atletas que perdíamos para o mercado informal de trabalho começamos a segurar aqui na cidade. Muitos acabavam por desistir da carreira com facilidade”, explicou o professor José André Bonafé, supervisor do Atleta Cidadão.

Além das conquistas de cada uma das 20 modalidades atendidas, as categorias de base foram as grandes responsáveis pelos títulos gerais dos 61º e dos 62º Jogos Regionais da 2ª Região Esportiva do Estado de São Paulo e das edições de número 81 e 82 dos Jogos Abertos do Interior ‘Horácio Baby Barioni’. Antes, as conquistas da ‘Olimpíada Caipira’ aconteceram nos anos de 1969 e 2014.

Mais de 1.300 atletas

Criado em 1999, o Atleta Cidadão é responsável por detectar, selecionar e realizar o treinamento desportivo de crianças e jovens que tenham talento e aptidão para o nível competitivo. O esporte é utilizado como ferramenta formativa de cidadania.

A prospecção de novos integrantes acontece durante todo o ano por meio de seletivas individuais de cada modalidade e nas edições da Caravana Seletiva, que promove testes em diversas regiões de São José dos Campos.

Atualmente o Atleta Cidadão desenvolve suas atividades com cerca de 1.300 atletas, uma equipe formada por 143 profissionais na área técnica, 3 fisiologistas, 3 psicólogos, 2 nutricionistas (equipe multidisciplinar), além de 6 profissionais na área de gestão. O complexo do Teatrão, que tem entrega prevista para o segundo semestre deste ano, será o Centro de Treinamento do programa.

As modalidades atendidas, tanto no feminino quanto no masculino, são as seguintes: Atletismo, Basquete, Boxe, Ciclismo, Futebol, Futsal, Ginástica Artística, Handebol, Judô, Karatê, Luta Olímpica, Natação, Natação ACD (atleta com deficiência), Rugby, Taekwondo, Tênis, Vôlei e Vôlei de Praia. Apenas duas são formadas apenas por mulheres ou homens, caso do Hockey (masculino) e Ginástica Rítmica (feminino).


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida