Renovação do Coro Jovem ajuda a encontrar novos talentos para o grupo
Atualizado em 11/02/2019 - 14:27
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
O regente Sérgio Wernec acredita que a renovação das vozes do Coro Jovem é importante, pois ajuda a garimpar novos talentos - Foto: Divulgação/FCCR - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

“A renovação das vozes do Coro Jovem é importante, pois ajuda a garimpar novos talentos e a seguir com a rotatividade do projeto, desempenhando o papel de educação musical e de formação, pois além das apresentações, os integrantes se dividem em aulas de teoria musical, de técnica vocal em grupo e de prática de canto coral, com os ensaios”.

A afirmação é do maestro Sérgio Wernec, regente do Coro Jovem Sinfônico de São José dos Campos, gerido pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, e ratifica a proposta do projeto. O prazo de inscrição para um novo processo seletivo termina nesta segunda-feira (11), pelo site da instituição.

Ao todo, são 54 vagas abertas para os núcleos iniciante (43 vagas), avançado (3 vagas) e semiprofissional (8 vagas). Os novos integrantes se somarão ao grupo de 80 coristas que já fazem parte do projeto.

Temporada 2019

A primeira apresentação do Coro Jovem, agendada para a temporada 2019, acontece no dia 23, às 20h, no Teatro Municipal, onde os coristas apresentarão a série Jovens Solistas: Um Passeio Pela Ópera. O coro apresentará um grande espetáculo com trechos corais e árias de ópera das mais diversas épocas, tendo no repertório Mascagni, Gluck, Mozart, Donizetti, Puccini e Verdi.

Experiência

Com quase 20 anos de existência, o Coro Jovem Sinfônico já formou diversos jovens, como o cantor lírico Vicente Sampaio. Hoje ele faz parte do Coro Paulistano, do Teatro Municipal de São Paulo, mas o seu interesse pelo canto coral começou em 2008 quando ingressou no projeto joseense.

“O coro foi uma grande escola para mim. Entrei como um hobby, já cantava na igreja, mas foi por meio do projeto que descobri minha vocação e resolvi investir. Além de me abrir as portas, ainda me deu uma grande bagagem, afinal pude ter contato com grandes mestres e referências nesse mundo”, contou Vicente.

Segundo ele, não existe no Brasil um projeto com a dimensão do Coro Jovem. “O projeto tem uma formação muito completa. Hoje é o único no país com essa dimensão”, afirmou. “Quem puder, não deve perder a oportunidade. Vale muito a pena, pelos professores, pela estrutura e pelas aulas que você tem. É uma riqueza muito grande e tudo de alto nível”, finalizou o músico.

Projeto

O Coro Jovem Sinfônico é um projeto cultural destinado a jovens, criado em 2005 pela Fundação Cultural. Tem como objetivos a formação musical, a capacitação para a profissionalização artística, divulgação do canto coral, incentivo à formação de público e acesso da população a programas artísticos de qualidade.

Na temporada de 2018, também sob regência do maestro Sérgio Wernec e contando com uma equipe composta por 1 produtor, 4 chefes de naipe, 2 pianistas, 2 monitores de técnica vocal e 2 de teoria e percepção musical, o coro realizou 13 concertos que foram acompanhados por um público estimado de 5.100 pessoas.

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana