Prefeitura investe em AVCB e aumenta segurança das escolas municipais
Atualizado em 12/02/2019 - 15:53
Validação dos bombeiros para o AVCB  Emef Palmyra Santana 11 02 2019
Emef Profª Palmyra Sant'anna, na Vila Industrial, já recebeu vistoria e aprovação do Corpo de Bombeiros - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Com um investimento de 2,2 milhões, a Prefeitura de São José dos Campos está providenciando o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) em todos os prédios das unidades escolares do município.

O processo teve início em 2018 e já contemplou 23 instituições de ensino. Outras 26 estão em fase de conclusão. Está previsto ainda um novo investimento de aproximadamente R$ 15 milhões para a licitação em outros 48 prédios.

A medida tem como objetivo certificar a segurança dos alunos da rede municipal. Importante ressaltar que todos os prédios e instituições de ensino de São José dos Campos passam por constante manutenção, com substituição de extintores, mangueiras de incêndio e revisão das instalações elétricas.

Auto de vistoria

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) certificando que, durante a vistoria, a edificação possui as condições de segurança contra incêndio (conjunto de medidas estruturais, técnicas e organizacionais integradas para garantir a edificação um nível ótimo de proteção no segmento de segurança contra incêndios e pânico).

Treinamento

No ano passado, cerca de 250 servidores, entre professores e gestores da Secretaria de Educação e Cidadania, participaram de treinamentos na base do Corpo de Bombeiros, localizado na Vila Betânia, região central da cidade, sobre primeiros socorros, prevenção e combate de incêndios.

O objetivo dos treinamentos é preparar os profissionais das escolas para, eventualmente, lidar com situações que possam ocorrer no ambiente escolar, como acidentes, traumas e até princípio de incêndio.