Um sábado de festa no Martins Pereira com vitória do Brasil no rugby
Atualizado em 10/02/2019 - 12:15
Brasil com quatro atletas de São José vence o Canadá
Brasil vence o Canadá no Martins Pereira com quatro atletas do São José Rugby - Foto: Divulgação

Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Foi uma festa completa. O Estádio Martins Pereira recebeu na noite de sábado (9) um grande jogo de rugby. Pela segunda rodada do Americas Rugby Championship, o time dos Tupis, nome pelo qual a seleção brasileira é conhecida, derrotou o Canadá por 18 a 10.

Foi a segunda vitória dos brasileiros contra o Canadá e a primeira dos Tupis na temporada de 2019 do Americas Rugby Championship, o principal torneio da modalidade no continente.

O jogo foi um presente para os admiradores do rugby de São José dos Campos e região, uma vez que a cidade tem tradição nessa modalidade, tendo conquistado títulos importantes em campeonatos regionais e nacionais. O evento também foi transmitido para todo o país pelo canal de TV paga ESPN .

A partida começou com os canadenses pressionando o Brasil. Em dois lances do camisa 15 Theo Sauder, o adversário abriu 10 a 0 . A partir daí o Brasil reagiu espetacularmente, virou o placar e encerrou o jogo com 18 a 10. A grande estrela foi o jogador Josh Reeves, dos Tupis, que marcou todos os pontos do time brasileiro.

Quatro atletas de alto rendimento do São José Rugby, equipe apoiada pela Prefeitura por meio da LIF (Lei de Incentivo Fiscal), foram convocados para o duelo: Moisés, Tanque e os irmãos Daniel e Felipe Sancery.

Rugby no Brasil

O rugby é o segundo esporte coletivo mais praticado no mundo, com quase 7 milhões de jogadores registrados e presente em mais de 170 países.

No Brasil, são mais de 31,7 milhões de pessoas interessadas pelo esporte e, dentre elas, 13,7 milhões se consideram fãs, de acordo com pesquisa Ibope Repucom 2018. São mais de 300 agremiações esportivas e 60 mil atletas e praticantes no país.