Projeto que estimula atividade física é estendido para 20 UBS's
Atualizado em 08/02/2019 - 16:15
Saúde
Os projetos Caminhar e Cidade em Movimento se uniram para estimular a prática da atividade física - Foto: PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos ampliou para 20 o número de unidades básicas de saúde participantes dos projetos Caminhar e Cidade em Movimento, com a participação de cerca de 300 munícipes cadastrados.

O projeto, que começou em agosto do ano passado com 9 UBS’s, é resultado de uma parceria entre as secretarias de Saúde e Esporte e Qualidade de Vida para estimular a prática de atividades físicas.

O objetivo da Prefeitura é levar o projeto para todas as 40 unidades básicas de saúde em todas as regiões da cidade. Pacientes cadastrados no Projeto Caminhar, desenvolvido pela Secretaria de Saúde, são acompanhados de perto por professores de Educação Física do Projeto Cidade em Movimento, da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

As atividades são realizadas dentro das academias ao ar livre próximas das UBS’s. As academias possuem equipamentos de ginástica como surfe, remo, alongador, rotação vertical e dupla diagonal, pressão de pernas, multiexercitador, esqui e simulador de caminhada e cavalgada.

Lá eles realizam testes físicos promovidos pelo CMAF (Centro de Medidas e Avaliação Física), que proporciona testes de equilíbrio, de marcha e de flexibilidade.

Os pacientes realizam um primeiro teste no início do programa e, depois de um período superior a 6 meses, realizam uma nova avaliação, para acompanhamento da evolução no condicionamento físico.

O projeto começou pelas UBS’s do Jardim Satélite, Parque Industrial, Santana, Dom Pedro, São Judas Tadeu, Jardim da Granja, Altos de Santana, Interlagos e Vila Nair. Agora, está presente também nas unidades do Alto da Ponte, Jardim Paulista, Eugênio de Melo, Vila Paiva, Jardim das Indústrias, Vila Maria, São Francisco Xavier, Campo dos Alemães, Bosque dos Eucaliptos, Jardim Morumbi e Vila Industrial.