Cerca de 400 idosos participaram da abertura da Gincana da melhor Maturidade
Atualizado em 08/02/2019 - 16:09
Abertura da Gincana da Melhor Maturidade, na Casa do Idoso Centro. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 08-02-2019
A gincana tem como objetivo promover a integração entre os idosos, proporcionar aos participantes atividades lúdicas e sadias - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Duas equipes e um só objetivo: se divertir muito! Esse é o espírito da Gincana da Melhor Maturidade que, em sua 2ª edição e com o tema “Descobrindo São José”, reuniu cerca de 400 idosos na abertura realizada na Casa do Idoso Centro (Rua Euclides Miragaia, 508, Centro) nesta sexta-feira (8).

Frequentadores das quatro unidades (norte, sul, leste e centro), divididos em equipes mistas, nas cores azul e amarelo, agitaram o salão principal da Casa em uma disputa pra lá de animada, com muita dança, quiz sobre a história da cidade, grito de guerra e um desfile de roupas recicladas feitas com saquinhos de supermercado, caixinhas de leite, jornal, entre outros materiais.

“Eu nunca pensei que gincana fosse algo tão gostoso, tão bom. Desde a primeira vez que participei no ano passado, me apaixonei e fico sempre na maior expectativa para o dia das provas, como hoje”, disse Aparecida Carlos da Silva, 66 anos, moradora do Recanto Caeté.

Para os idosos de São José dos Campos, não há limites para aproveitar a vida e ser feliz. “Faz quatro meses que passei por um problema sério de saúde e tive minhas pernas amputadas. Ficar em casa não estava me fazendo bem, então decidi voltar imediatamente para a Casa do Idoso. Posso dizer, com toda a certeza do mundo, que hoje sou muito mais feliz. Estar na cadeira de rodas não limita a minha vida”, afirmou Ana Imaculada da Silva, 63 anos, moradora do bairro Chácara Boa Vista.

Nas provas desta sexta, as equipes ficaram empatadas, aumentando ainda mais a expectativa para a próxima competição que irá acontecer no mês de maio, na Casa do Idoso Sul, com um show de talentos representando as personalidades do município.

Gincana

Realizada pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, a gincana segue até o mês de outubro quando se comemora o Mês Internacional do Idoso. Durante esse período, os frequentadores das unidades da Casa do Idoso participarão de provas culturais, esportivas, artísticas e de nutrição, sendo cada mês abordado um tema diferente envolvendo toda a cidade.

A gincana tem como objetivo promover a integração entre os idosos, proporcionar aos participantes atividades lúdicas e sadias, despertar o lado artístico, conhecimento, desenvolver a imaginação, exercitar a socialização e motivação e construir, em cada equipe, o espírito de trabalho em grupo.

Outra ação importante da gincana é o de exercitar o espírito de solidariedade. Todos os meses, como parte das provas e somando pontos para equipes, são arrecadados produtos de higiene que serão entregues ao Fundo Social de Solidariedade para que seja destinado às entidades sociais de São José dos Campos.

Todos interessados podem participar gratuitamente, precisando apenas fazer inscrição na unidade que frequenta.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

×