Alunos da fanfarra da Fundhas conhecem o Museu Municipal
Atualizado em 08/02/2019 - 18:01
Alunos da fanfarra da Fundhas conhecem o Museu Municipal
Crianças e adolescentes visitaram a Mostra de Arte e Tecnologia do Museu e interagiram com obras nesta quinta-feira (8). - Foto: Divulgação

Paula Pessoa
Fundhas

Treinar o olhar para a sensibilidade das expressões artísticas faz parte das atividades e oficinas oferecidas pela Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) que, nesta quinta-feira (8), levou cerca de 60 crianças e adolescentes para uma visita cultural ao Museu Municipal, no centro da cidade.

O grupo da fanfarra da Unidade Jardim Paulista conheceu a Mostra de Arte e Tecnologia, que aborda a relação do homem com a natureza e contextos tecnológicos. A programação da mostra segue até março com entrada gratuita.

O estudo de representações artísticas como música, dança, pintura e teatro é um dos eixos desenvolvidos pela Fundhas nas 14 unidades de São José. A visita desta quinta-feira foi aprovada pelos alunos, que têm entre 9 e 14 anos. Eles saíram inspirados para retomar os ensaios e apresentações da fanfarra.

José Medeiros de Oliveira, 10 anos, esteve no Museu pela primeira vez nesta tarde. Atento às explicações e aos objetos expostos, o garoto ficou encantado com a exposição interativa “Cronossomos”. “Este é o espaço que mais gostei, o ambiente é diferente, tem muitos sons e podemos participar mexendo nos sons e imagens, é demais!”, destacou.

Tatiane Gaspar Cordeiro, 13 anos, que participa do corpo coreográfico da fanfarra há três anos, gostou da visita e pretende voltar. “Para mim,  arte inspira e faz bem, seja nas telas que vimos aqui no museu ou na música da fanfarra, gosto de todos os tipos”, frisou Tatiane. “É muito bom ter espaços dedicados às artes em São José, conheço muita gente que precisa vir aqui. Quero trazer minha irmã, que ama desenhar, ela vai adorar”.

"Atividades como a de hoje são importantes para ampliar o repertório artístico das crianças e dos adolescentes. Conhecer os espaços culturais da cidade melhora a percepção e a sensibilidade dos alunos”, afirmou Marco Aurélio de Oliveira, educador social.

Formada por cerca de 60 crianças e adolescentes do corpo musical e coreográfico, a fanfarra da Fundhas se apresenta em eventos cívicos e tem um histórico de participações em campeonatos nacionais e estaduais, com diversos títulos.

Exposições

Mostrar a relação entre tecnologia e arte, destacando o envolvimento do município com a inovação e a contemporaneidade, abordando a relação do homem com a natureza e contextos tecnológicos. Este é o objetivo da Mostra de Arte e Tecnologia no Museu Municipal de São José dos Campos.

A programação da mostra prevê três exposições (duas em fevereiro e uma em março) e uma intervenção artística (em fevereiro), com trabalhos de diferentes artistas. A mostra poderá ser visitada de terça a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, com entrada gratuita. O Museu Municipal de São José dos Campos fica na Praça Afonso Pena, 29 - Centro.

A Instituição

Mantida pela Prefeitura há 31 anos, a Fundhas atende gratuitamente crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, que participam de atividades no contraturno escolar. Entre as ações da instituição estão projetos educacionais como música, dança, teatro, artes e uma atenção especial ao reforço escolar.

Esporte e cultura também fazem parte do dia a dia dos alunos, que ainda aprendem a cuidar do meio ambiente. Além destas atividades, os adolescentes têm como opção cursos de iniciação profissional como: robótica, informática, mecânica, elétrica, comunicação, telemarketing e outras, de forma a proporcionar a ampliação de saberes, diferentes aprendizagens e o desenvolvimento de valores e atitudes.