Mais de 20 famílias se mudam do Banhado e melhoram de vida
Atualizado em 15/03/2019 - 10:23
Mais qualidade de Vida as famílias do Banhado 06 02 2019
Pelo programa, estabelecido por meio do decreto municipal 17.788/2018, as famílias beneficiadas recebem R$ 5 mil – R$ 2.300 para mudança e R$ 2.700 para demolição - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Gestão Habitacional e Obras

Uma realidade bem diferente, com esperança renovada e perspectiva de desenvolvimento pessoal e oportunidades para a família. É esse o sentimento de quem deixa o Banhado, na região central de São José dos Campos, e passa a residir em moradias dignas. Além de um endereço, ganham um verdadeiro lar para viver melhor e criar os filhos com qualidade de vida e segurança.

Mais 4 famílias, totalizando 14 pessoas, estão mais felizes a partir desta quarta-feira (6). Elas mudaram-se do núcleo congelado do Banhado e vão morar em casas de outros bairros, sendo beneficiadas pelo auxílio-moradia, que faz parte do programa de transferência criado pela Prefeitura.

No total, 21 famílias já aderiram voluntariamente ao programa, que teve início em agosto, e deram adeus à área insalubre onde viviam em péssimas condições. São cerca de 80 pessoas agora morando em outros locais da cidade e participando como cidadãs das comunidades onde estão inseridas.

Manuela Santos Patez, de 26 anos, está muito contente depois que saiu do Banhado, em 11 de outubro. Com o auxílio-moradia que recebe mensalmente da Prefeitura, a manicure paga o aluguel da casa, na região central, onde mora com os filhos. “Muitas clientes, que não desciam lá no Banhado, agora frequentam a minha casa para fazer unha”, afirmou.

Programa de transferência

Ainda dá tempo participar do programa. Os moradores do núcleo congelado do Banhado incluídos no cadastro realizado em 2014 podem procurar o posto que funciona na rua Rubião Júnior, entre o Museu Municipal e o Shopping Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Mais informações pelo telefone 3925-6829.

Pelo programa, estabelecido por meio do decreto municipal 17.788/2018, as famílias beneficiadas recebem R$ 5 mil – R$ 2.300 para mudança e R$ 2.700 para demolição – e depois passam a contar com auxílio-moradia até R$ 700 por mês.