Com aumento da demanda, Azul amplia voos em São José dos Campos
Atualizado em 06/02/2019 - 15:19
Aeroporto de São José. 13-12-2017
Com o aumento da demanda de passageiros, o aeroporto passou a contar com mais um voo diário, agora com ida e volta para o Rio de Janeiro - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

O Aeroporto Professor Urbano Ernesto Stumpf, em São José dos Campos, passou a contar essa semana com mais um voo diário da empresa Azul para o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

Após a retomada dos voos, em outubro do ano passado, a empresa registrou o aumento da demanda em São José dos Campos e estabeleceu os novos voos. Com a inclusão da nova frequência, os passageiros do Vale do Paraíba e litoral norte têm agora opção de ida e volta ao Rio de Janeiro no mesmo dia e vice-versa. A medida beneficia passageiros locais, turistas e empresários.

De segunda a sexta

O novo voo diário da Azul parte do Rio às 17h05 com previsão de pouso em São José às 18h20. A frequência no sentido inverso parte às 18h50, chegando ao Santos Dumont, às 19h55. A segunda operação diária entre as cidades acontece de segunda à sexta, com as aeronaves modelo ATR 72-600, que têm capacidade para até 70 passageiros.

O diretor de planejamento de malha da Azul, Daniel Tkacz, destacou que a medida revela o potencial do aeroporto de São José dos Campos e que os novos voos vão facilitar a logística de quem precisa viajar entre as cidades e retornar para seu destino no mesmo dia. Isto, além de facilitar conexões a partir do Aeroporto Santos Dumont.

Conexões

No Aeroporto Santos Dumont, no Rio, a Azul oferece conexão com 35 voos diários para nove destinos. A partir da capital fluminense, os passageiros podem fazer conexões para Belo Horizonte, Campinas, Campos dos Goytacazes, Curitiba, Guarulhos, Vitória, Ribeirão Preto, Porto Alegre e Goiânia.

Voos São José dos Campos / Rio (Santos Dumont)

Saída

Destino

Chegada

Frequência

Segunda a sexta

Segunda a sexta

Segunda a sexta**

Segunda a sexta**

**Novos voos

Mais voos

A retomada dos voos da Azul para São José dos Campos partiu de uma iniciativa da Prefeitura, visando tornar o aeroporto mais atrativo para passageiros e transporte de cargas. Outras empresas aéreas também estão sendo convidadas a operarem no aeroporto joseense.

Com o recente anúncio pelo governo do Estado sobre a redução do ICMS sobre o combustível aeronáutico, existe a expectativa de instalação de novos voos no aeroporto de São José dos Campos. Essa seria uma contrapartida colocada pelo governo do Estado para a redução do imposto para as empresas aéreas.

Cargas

Para os técnicos da Prefeitura, da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, a expectativa é que, além do crescimento da demanda de passageiros, a movimentação de cargas siga o mesmo caminho.

Recentemente, a Infraero Aeroportos divulgou um balanço revelando que o terminal de cargas do aeroporto local teve aumento de 20% na movimentação de cargas em menos de um ano.

Segundo os técnicos, com a terceirização do terminal de cargas, o crescimento tende a crescer ainda mais, já que o terminal dispõe de cerca de dois mil metros quadrados no setor de cargas. A empresa Pac Log foi vencedora de uma recente licitação realizada pela Infraero Aeroportos para gestão do terminal de cargas local. “Consideramos que a região é de grande potencial de cargas em setores como o farmacêutico, aeroespacial, tecnologia, entre outros. Temos expectativa da ordem de 20% a 30% de aumento no volume de embarques”, disse Tiago Claro, gerente local da Pac Log.

O aeroporto

O Aeroporto de São José dos Campos (Professor Urbano Ernesto Stumpf) completou 79 anos em janeiro. Localizado a apenas oito quilômetros do centro da cidade e a cerca de 90 km do centro da capital paulista, o aeroporto tem capacidade para receber 3,2 milhões de passageiros por ano. O nome do terminal é uma homenagem ao coronel-aviador, engenheiro aeronáutico e professor Urbano Ernesto Stumpf. Conhecido como o "pai do motor a álcool", Stumpf formou-se engenheiro aeronáutico na primeira turma do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em 1950.