Cerca de 3.500 crianças e adolescentes voltam às atividades na Fundhas
Atualizado em 06/02/2019 - 18:00
Cerca de 3500 crianças e adolescentes voltam às atividades na Fundhas
As 14 unidades da Fundhas prepararam acolhida calorosa para os alunos - Foto: PMSJC

Paula Pessoa
Fundhas

As 14 unidades da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), distribuídas em várias regiões de São José dos Campos, receberam cerca de 3.500 alunos, nesta quarta-feira (4), com programação diferenciada de retorno às atividades.

Neste semestre, a Fundhas está com cerca de 180 novas vagas em regiões mais vulneráveis. Mantida pela Prefeitura de São José dos Campos há 31 anos, a Fundação oferece atividades no contraturno escolar para crianças e adolescentes visando a emancipação social dos atendidos.

Acolhida com alegria

A recepção de boas vindas foi marcada por aplausos e carinho. Unidades esticaram o tapete vermelho para receber meninos e meninas com abraços, cartazes e murais, além da apresentação da equipe, dinâmicas, oficinas artísticas, jogos, filme e leitura, entre outras atividades especiais.

A semana segue com programação diversificada com jogos online, oficina de pipa, bingo e visita ao Museu Municipal na mostra de Arte e Tecnologia.

“Minha expectativa neste ano é estudar certinho, ir bem nas provas e passar para a Divisão de Empregabilidade. Quero me preparar para a carreira de aeronáutica, trabalhar para ajudar minha família. Acho que aeronáutica tem tudo a ver com São José e comigo também”, contou o sorridente Luiz Felipe da Silva Fortes, 14 anos, da Unidade Jorge Alegre.

A pequena Lara Mayumi Akutsu, 9 anos, da mesma unidade, também estava animada e cheia de expectativa com o retorno. Este ano, a aluna pretende aprender mais sobre Ciências e curtir as atividades de Artes e Educação Física com os amigos da Fundhas.

“Estava ansiosa para voltar e conhecer os novos amigos, rever a gestora e os professores. Gosto muito daqui e desejo que todos na Fundhas tenham aulas legais, façam amigos e sigam bons conselhos este ano”, disse.

Os adolescentes de 15 a 17 anos vivem um momento de expectativa para as atividades socioeducativas com foco na iniciação profissional. Eles seguem um "itinerário formativo" que visa o desenvolvimento de seu projeto de vida e sua inserção no mundo do trabalho.

“Estou muito animada com o curso de Administração, a Fundhas me dá oportunidades que sei que farão a diferença quando eu sair daqui para o mercado de trabalho”, observou Isabelly Martins, 15 anos, da Unidade Profissionalizante Parque Industrial.

A instituição

Entre as atividades oferecidas pela Fundhas estão música, dança, teatro, artes e um cuidado especial no reforço escolar. Todos os atendidos recebem, gratuitamente, alimentação, uniforme e transporte.

A Divisão de Empregabilidade é administrada pelo Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), que é mantido pela Prefeitura de São José, por meio da Fundhas, com a finalidade de oferecer educação profissional através de cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e de cursos técnicos de nível médio.