Campanha Volta às Aulas orienta pais e alunos nas portas das escolas
Atualizado em 05/02/2019 - 15:41
Ação Educação de Trânsito  Residencial Gazzo 24 07 2018
Campanha é realizada semestralmente, com ações que envolvem toda a comunidade escolar no compromisso com a mobilidade segura - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

Na volta às aulas da garotada, pais e alunos estão sendo abordados nas portas das escolas pela equipe de educadores de trânsito da Prefeitura de São José. O objetivo é garantir o deslocamento seguro e evitar acidentes de trânsito. As abordagens acontecem nos horários de entrada e saída dos alunos.

Neste ano, a ação ganhou reforço de um grupo de atores que reforça, junto aos pais, a importância de ensinar aos filhos comportamentos seguros no trânsito, especialmente por seus próprios bons exemplos. 

O grupo de atores representa a figura do professor, aquele que ensina e que transforma a vida das crianças e jovens com informações e lições. Na porta das escolas, os atores conversam com os alunos, dão dicas de segurança e lembram os pais de suas responsabilidades, ressaltando que eles são os primeiros e principais professores na vida de seus filhos e que, por isso, dar bons exemplos é fundamental para que a lição seja aprendida.

Pais e alunos também recebem material educativo para levar para casa com uma lista de regras para que o pedestre adote comportamentos seguros ao transitar pela cidade. De acordo com o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e todos juntos pela segurança do pedestre.

A Campanha de Volta às Aulas é realizada semestralmente, com ações no início do ano e no retorno do recesso escolar em agosto, tendo em vista envolver toda a comunidade escolar no compromisso com a mobilidade segura.

Agenda da campanha

DATA

INICIO

FINAL

AÇÃO

LOCAL

 
 

07/fev

11:00

12:00

Volta às Aulas

Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 6907 – Vila Industrial                      EMEF Profª Palmyra Sant’anna                 

 

07/fev

12:30

13:15

Volta às Aulas

Rua José Molina, 150 – Vila Industrial                                              EMEF Profª Leonor Pereira Nunes Galvão             

 

08/fev

11:00

12:00

Volta às Aulas

Rua Inga, 40 – Parque Industrial                                                    EMEF Profª Maria de Melo 

 

08/fev

12:30

13:15

Volta às Aulas

Praça Bahia de São Salvador, 142 – Vale do Sol                            EMEI Torataro Takitani    

 

11/fev

11:00

12:00

Volta às Aulas

Rua Guarani, 130- Santana  - EE Sant’Ana do Paraíba 

 

11/fev

12:30

13:15

Volta às Aulas

Av. Olivo Gomes, 590 - Santana                                                      EMEI Profª Idelena Menezes T. de Carvalho

 

13/fev

11:00

12:00

Volta às Aulas

Av. das Rosas, 232 – Jd. Motorama - EMEI Olga Fraco Custódio

 

13/fev

12:30

13:15

Volta às Aulas

Rua Bogotá, 204 – Cidade Vista Verde - Walter Fortunato   

 

15/fev

11:00

12:00

Volta às Aulas

Rua Ambrósio Molina, 306 – Eugênio de Melo                                    EE Doutor Pedro Mascarenhas  

 

15/fev

12:30

13:15

Volta às Aulas

Rua Juvenal Santos, 4 – Galo Branco                                              EE Profª Elídia Tedesco de Oliveira     

 

Ações educativas

Além da Campanha Volta às Aulas, realizada junto à rede municipal, a equipe de Educação para Mobilidade da Prefeitura de São José dos Campos também está realizando ações educativas nas escolas estaduais e particulares. A previsão é de que, neste início de ano, um total de 27 escolas sejam contempladas com as ações educativas.

A escola que tiver interesse em participar das ações ou projetos de educação para o trânsito poderão entrar em contato pelo e-mail educamob@sjc.sp.gov.br


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana