Ações da Prefeitura aos jovens alcançam mais de 273 mil atendimentos
Atualizado em 06/02/2019 - 18:34
Conexão Juventude Edição Especial. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 08-12-2018
As 22 edições do Conexão Juventude de 2018 alcançaram um público de quase 53 mil pessoas - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Com mais de um quarto de sua população composta por jovens, a Prefeitura tem mostrado, há dois anos, a força no apoio aos joseenses com idade entre 15 e 29 anos.

Puxada por uma política de juventude forte e engajada, a Administração Municipal realizou mais de 273 mil atendimentos no ano passado por meio de 43 programas, ações e projetos de iniciativas municipal, estadual e federal. Em 2017, foram mais de 177 mil atendimentos com 33 ações.

O aumento de 54% no apoio aos jovens da cidade teve contribuição de 3 frentes de trabalho: desenvolvimento social e saúde, educação e qualidade de vida e trabalho, inovação e empreendedorismo.

As atividades contaram com esforços das secretarias de Saúde, Educação e Cidadania, Esporte e Qualidade de Vida, Urbanismo e Sustentabilidade, Proteção ao Cidadão, Apoio Social ao Cidadão, Gestão Administrativa e Finanças, Mobilidade Urbana e Inovação e Desenvolvimento Econômico, além da participação fundamental da Fundhas.

De acordo com a Assessoria de Programas para a Juventude e Idoso, se destacam entre 2017 e 2018 ações como o Conexão Juventude, Coalizão São José, Quinta da Juventude, as atividades esportivas e comunitárias regulares, entre outros.

Serviços como Pró-Trabalho, o Pró-Estudo, o ID Jovem, Caminhos no Esporte, programa Atleta Cidadão e os cursos do Qualifica São José e do Primeira Chance também foram expoentes no auxílio à juventude que busca por estudo e qualificação para entrar no mercado de trabalho e seguir uma carreira.

Vitrine para a juventude

Somente as 22 edições Conexão foram responsáveis por um púbico total de 52.700 pessoas. Elas se alternaram entre os eventos regulares e o Conexão Juventude e Ação, que levou, além de cultura, lazer e esporte, apoio jurídico, social e de saúde aos munícipes.

E a primeira edição em 2019 já tem data e local para acontecer. Será no Conjunto Elmano Veloso, na região sul, em 17 de fevereiro. O evento, recheado de atividades gratuitas, terá início às 14h com término previsto para 19h.

A programação já conta com show de pagode do grupo Brilho no Olhar e apresentação de música eletrônica da DJ Ludmilla, além de oficinas culturais promovidas pela FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo), aula de Urban Mix™, jogos de realidade virtual, clínica esportiva e brinquedos infláveis.

O cidadão que quiser ficar por dentro das ações da Prefeitura em primeira mão pode seguir a página São José Jovem, no Facebook, e a conta “saojosejovem”, pelo Instagram. Quaisquer dúvidas relacionadas ao Conexão Juventude ou às atividades voltadas ao público podem ser resolvidas pelo Whatsapp Jovem (12) 99618-2941.