Prefeitura amplia oferta de cirurgias oftalmológicas a partir desta semana
Atualizado em 04/02/2019 - 17:41
Programa Resolve Mais já realizou mais de 1.100 consultas e exames. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 24-11-2018
Com esse novo edital de credenciamento, a Prefeitura volta a ofertar assistência integral ao pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) na área oftalmológica - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos abriu na semana passada o credenciamento para contratação de empresas especializadas na realização de cirurgias oftalmológicas, em regimes ambulatorial e hospitalar, de caráter eletivo, ampliando o atendimento aos pacientes da rede pública do município. O Hospital Próvisão já apresentou a documentação necessária na habilitação e começará a fazer as cirurgias ainda esta semana.

Estão previstas 822 cirurgias oftalmológicas por mês, entre elas as de pálpebras e vias lacrimais; músculos oculomotores (estrabismo); corpo vítreo, retina, coroide e esclera; cavidade orbitaria e globo ocular; conjuntiva, córnea, câmara anterior, íris, corpo ciliar e cristalino.

Também estão previstos outros 3.524 procedimentos relacionados às cirurgias por mês, como avaliação oftalmológica, atendimento pós-operatório, consulta cardiológica pré-operatória, eletrocardiograma, sedação e dispensação de kit colírio (pós-cirúrgico).

O recurso destinado pela Prefeitura é de R$ 684.470,48 por mês, ou R$ 8.213.645,76 ao longo de um ano. Hoje, o Próvisão e o Hospital de Olhos já realizam cirurgias de catarata por meio da modalidade credenciamento.

Os hospitais e clínicas interessadas em realizar os procedimentos poderão ter acesso a todas as informações do credenciamento por meio do edital publicado no site da Prefeitura. O credenciamento tem prazo de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Atendimento integral

Com esse novo edital de credenciamento, a Prefeitura volta a ofertar assistência integral ao pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) na área oftalmológica. A ampliação no atendimento começou com a transferência do programa de glaucoma – que inclui consultas e distribuição de colírios – para o Hospital Municipal a partir de junho de 2018.

Atualmente, cerca de 5.000 pacientes são acompanhados no programa de glaucoma, que passam por consultas regulares e retiram seus colírios a cada três meses. Por mês, são atendidos cerca de 2.000 pessoas.

A Prefeitura também foi buscar novos parceiros. Entre os meses de setembro e outubro mais quatro clínicas passaram a oferecer consultas, exames e cirurgias: Interclínicas, Oftcor, Hospital de Olhos e Oftalmovale. O Próvisão enfrentou uma crise administrativa, mas também manteve uma agenda reduzida de oferta de vagas no segundo semestre de 2018.

Outra iniciativa foi o lançamento do programa Resolve Mais e a parceria com a Cies Global (Centro de Integração de Educação e Saúde), de São Paulo, por meio de unidades móveis instaladas no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana. O atendimento no local começou no dia 7 de novembro e no local são ofertadas cerca de 2.000 consultas e exames.

Em dezembro, o Próvisão fez um novo contrato de credenciamento com a Prefeitura, aumentando gradativamente o número de consultas e voltando a realizar cirurgias de catarata. Hoje, o Próvisão oferta cerca de 4.000 consultas e 400 cirurgias de catarata por mês.