Região sudeste recebe segunda pré-conferência de saúde
Atualizado em 02/02/2019 - 20:41
PRE CONFERENCIA MUNICIPAL DE SAUDE PUTIM - 02-02-2019 - LUCAS CABRAL
O encontro discute temas voltados às políticas públicas de saúde e reuniu cerca de 80 munícipes neste sábado no Putim. - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Saúde

Cerca de 60 pessoas se reuniram durante a manhã deste sábado (2) para a segunda pré-conferência que precede a 13ª Conferência Municipal de Saúde de São José dos Campos.

O encontro promovido pela Prefeitura e pelo Comus (Conselho Municipal de Saúde) recebeu munícipes para discutir diretrizes e temas voltados às políticas públicas da saúde.

A primeira pré-conferência em São José foi realizada no último sábado (26), no Bosque dos Eucaliptos, reunindo cerca de 80 pessoas. Outras regiões da cidade e o distrito de São Francisco Xavier irão receber as pré-conferências nas próximas semanas.

As diretrizes da conferência são definidas pelo governo federal e a nesta edição tem como tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. É o fórum de proposição das diretrizes para a formulação das políticas de saúde dos municípios.

Nas pré-conferências, as propostas serão apresentadas e discutidas em grupos temáticos relacionados ao tema central e aos eixos temáticos, devendo cada grupo apresentar no máximo 5 propostas para leitura na plenária final da pré-conferência. Os 3 eixos temáticos são: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde – SUS e Financiamento adequado e suficiente para o Sistema Único de Saúde – SUS.

O objetivo das pré-conferências é orientar os debates, apresentar o tema central, as propostas e os eixos temáticos, além de escolher os delegados que participarão da conferência, que acontecerá nos dias 22 e 23 de março, no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana.

Para participar como membro da 13ª Conferência Municipal de Saúde, como delegados e observadores, é necessário que o munícipe participe de pelo menos uma as pré-conferências.

Conferência nacional

Na conferência municipal serão colhidas as propostas e escolhidos os representantes do município que participarão da conferência regional. Após o encontro regional, será realizada a conferência estadual. Já a Conferência Nacional chega este ano a sua 16ª edição e será realizada de 4 a 7 de agosto, em Brasília.

Próximas pré-conferências

Região Leste/ Eugênio de Melo (Emef Palmira Santana)
16/02/2019 – 8h às 13h

Região Centro-Oeste (Casa do Idoso Centro)