População participa de reunião pública para falar sobre transporte coletivo
Atualizado em 03/02/2019 - 11:41
Reunião Transporte Público  02 02 2019
Reunião sobre o transporte público de São José dos Campos realizada na manhã deste sábado atraiu mais 80 pessoas - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

Dados operacionais, índice de qualidade do serviço oferecido pelos ônibus e vans, bem como a fórmula utilizada na revisão tarifária do transporte público foram alguns dos assuntos apresentados e debatidos na reunião pública promovida pela Prefeitura de São José dos Campos na manhã deste sábado.

A ocasião contou com a presença de 84 pessoas, entre munícipes de várias regiões, representantes de movimentos sociais, parlamentares, além da equipe técnica.

Com aproximadamente 4 horas de duração, o encontro teve como premissa apresentar, de forma didática, todas as informações relacionadas o sistema de transporte público disponibilizadas no site oficial. Além de esclarecer dúvidas, os participantes também tiveram espaço para expressar opiniões e contribuir com sugestões e críticas sobre os temas abordados.

Natália Gisele dos Santos, 36 anos, funcionária pública, ficou sabendo do evento pelo site da prefeitura. Compareceu e aprovou a reunião. Ela disse que as explicações foram esclarecedoras e ajudaram a entender como funciona todo o processo, especialmente no que se refere ao cálculo tarifário. Sobre o serviço, ela disse que mais benefícios precisam ser oferecidos aos usuários, como ar condicionado e sinal de Wi-Fi nos ônibus.

Para Vinícius Roberto de Morais, 21 anos, técnico mecânico, a apresentação deixou claro como funcionam os cálculos da tarifa. Ele, que afirmou ter sido informado da reunião na página oficial da Prefeitura no Facebook, completou ainda que apesar dos dados estarem publicadas no site, pode ser complicado compreender os números sem uma explicação. “Achei a reunião muito boa a importante. Sugiro estes eventos também para discutir sobre outros assuntos", finalizou.

A reunião integra um conjunto de ações realizadas pela Prefeitura para ampliar o envolvimento e participação da sociedade nos assuntos relacionados ao transporte público, além de reforçar a transparência na condução dos processos.