Projeto Cabine Tecnomística explora relação entre tecnologia e espiritualidade
Atualizado em 01/02/2019 - 16:25
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Instalação será aberta nesta sexta, no Museu Municipal, e depois poderá ser vista em outros três locais da cidade - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Tecnologia e espiritualidade é o tema da programação proposta pelo projeto Cabine Tecnomística, viabilizado ano passado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC), gerido pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo. As atividades começam hoje (1º), às 19h, com uma palestra no Museu Municipal, seguida de uma instalação interativa (que circulará por outros três locais).

Quatro oficinas sobre realidade virtual também integram a programação, que acontecerá no Centro Cultural Clemente Gomes, de 4 a 8 de fevereiro (detalhes abaixo). As inscrições devem ser feitas pelo site do projeto. O Cabine Tecnomística foi idealizado pelos coletivos Clareia Filmes, Sítio do Astronauta e Novas Fronteiras, todos de São José dos Campos.

“O projeto e o tema surgiram com a proposta de responder, por meio de diferentes expressões culturais, algumas indagações relacionadas à tecnologia. Também relacionamos as atividades a algo mágico, místico e invisível, assim como a espiritualidade”, explicou Marcella Arnulf, uma das integrantes do Clareia Filmes.

Palestra e instalação

A palestra é sobre o livro Tecnomagia, uma coletânea de textos que aborda a interseção entre magia e tecnologia, e será ministrada pelo seu organizador, o jornalista e pesquisador de tecnologias Adriano Belisário. “A palestra visa ajudar a lançarmos os olhares para outras perspectivas sobre as relações que mantemos com a tecnologia”, disse Adriano.

No mesmo dia, ainda no Museu Municipal, será possível apreciar a instalação Cabine Tecnomística, que permite ao público participar de um ‘jogo de realidade virtual’, que aborda as fronteiras entre tecnologia e espiritualidade. A atividade também estará à disposição do público no sábado (2). Posteriormente, a instalação estará em outros locais:

Dias 9 e 10 (sábado e domingo), 10h: Parque Vicentina Aranha – Rua Eng. Prudente Meirelles de Moraes, 302 – Vila Adyanna.

Dias 16 e 17 (sábado e domingo), 10h: Praça Cônego Manzi – Distrito de São Francisco Xavier.

Dias 23 e 24 (sábado e domingo), 10h: Núcleo de Ação Cultural Descentralizado, no Centro da Juventude – Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América.

Oficinas

As oficinas têm classificação livre e serão ministradas pelos integrantes dos coletivos realizadores do projeto. “É um universo novo que, apesar de ser simples, muitas pessoas não têm tanta compreensão”, disse Leo Guerra, um dos orientadores das oficinas. “As atividades visam democratizar esse ramo em São José, permitindo uma troca de experiência entre as pessoas interessadas”.

Dias 4 e 5 (segunda e terça), às 14h: Realidade Virtual, com Marcella Arnulf e Leo Grego. Abordagem sobre o que é realidade virtual e elaboração de um cenário 360° em software online gratuito.

Dia 6 (quarta), às 14h: Confecção de óculos de realidade virtual, com Marcella Arnulf e Leo Grego. Construção de óculos em realidade virtual por meio de materiais diversos, como papelão.

Dia 7 (quinta), às 15h: Impressora 3D, com Hiure Queiroz e Marcela Guerra. Oficina básica que explora os aspectos fundamentais do funcionamento de uma impressora. Será abordado não só seus aspectos técnicos, mas também softwares livres que possibilitam desenho e fatiamento das peças a serem impressas.

Dia 8 (sexta), às 14h: Eletrônica e Objetos Divinatórios, com Hiure Queiroz e Marcela Guerra. Oficina prática de eletrônica preparada especificamente para artistas com nenhum conhecimento da área. Os participantes conhecerão a plataforma arduino, explorando sua linguagem básica por meio de sensores simples e da biblioteca Capsense, que usa a capacitância da pele como lançador.

Museu Municipal de SJC

Praça Afonso Pena, 29 – Centro