População elogia reforma na unidade norte do Cmaf
Atualizado em 01/02/2019 - 17:37
CMAF Norte
Maria Geniana, 32 anos, fez a primeira avaliação física da vida nesta sexta-feira (1º) - Foto: PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

As portas do Cmaf (Centro de Medidas e Avaliação Física) da região norte foram reabertas oficialmente nesta sexta-feira (1º), no prédio histórico localizado na área do Centro Esportivo Casa do Jovem (Avenida Olivo Gomes, 381 – Santana).

E a população, que desde o ano passado era atendida dentro da unidade esportiva, aprovou a manutenção do espaço. A estrutura abrigou o Museu de Esportes entre 1999 e 2002 e foi tombado pela Prefeitura de São José dos Campos.

“É um ótimo espaço, prédio bonito. Estudava ali (Emef Profª Vera Lúcia Carnevalli Barreto) antigamente, portanto já passei muitas e muitas vezes por aqui. Ficou muito bom, excelente”, disse Gabriel Faria, 30 anos, morador da Vila Rossi.

Na recepção ao lado de Gabriel, Maria Geniana Bonifácio, 32 anos, estreava em avaliações físicas e elogiou o local. “Muito legal o espaço, nem parece que está recomeçando agora, parece que está há muito tempo assim”, falou a moradora de Santana.

Tanto Gabriel quanto Maria Geniana resolveram utilizar o serviço gratuito da Prefeitura por preocupações com a saúde. Eles se pré-inscreveram pelo aplicativo São José Viva e receberam confirmação para a data da avaliação.

Ele resolveu se avaliar para melhorar os resultados na atividade física e ela para poder controlar o colesterol e deixar o sedentarismo.

“Comecei a treinar mais sério, diariamente, e comecei a perceber que o corpo tem variações. Nas avaliações percebi que a gordura estava um pouco mais alta, só que abaixou muito e foi até certo ponto que comecei a perder um pouco de músculo”, afirmou Gabriel, que também melhorou a alimentação a partir dos conselhos dados pelos profissionais do Cmaf.

“Estava com colesterol um pouquinho alto, resolvi fazer algumas atividades físicas e decidi fazer uma avaliação completa para começar certinho”, contou Maria Geniana, que pensa em retornar à hidroginástica.

Orientações

Além do polo da região norte, o Cmaf tem ainda outras duas unidades, nas regiões sul (Centro da Juventude) e leste (Estádio Martins Pereira), que podem receber cidadãos de toda a cidade.

Cada avaliação dura em média 40 minutos e engloba testes de composição corporal (peso, estatura e dobras cutâneas), análise postural teste de banco (cardiorrespiratório), teste de flexibilidade, teste de resistência abdominal e teste de resistência de membros superiores.

Antes da avaliação, é recomendável não ter feito atividade física 24 horas antes e ter se alimentado até duas horas antes da sessão, além de evitar a ingestão de bebida alcoólica. Se tiver hipertensão ou cardiopatia, é necessário apresentar atestado médico.

Para os testes, os homens devem estar vestidos com camiseta, calção e tênis. Já para as mulheres, é recomendado estar de camiseta, short de malha ou lycra e tênis.

Polos do Cmaf

Sul
Centro da Juventude – 3932-8650
Rua Aurora Pinto da Cunha 131, Jardim América
8h às 12h e 13h30 às 21h30

Norte
Casa do Jovem – 3941-6813
Avenida Olivo Gomes, 381, Santana
8h às 12h e 13h30 às 17h30

Leste
Estádio Martins Pereira – 3923-2538
Rua Ana Gonçalves da Cunha, 340, Jardim Jussara
8h às 12h e 13h30 às 20h


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

×