Ponte de estrada da região leste ganha reforço, asfalto e mão dupla
Atualizado em 01/02/2019 - 16:43
A ponte da Estrada Frederico Ozanan, que foi reforçada e ganhou mão dupla e novo asfalto
A ponte da Estrada Municipal Frederico Ozanan, que passa sobre o ribeirão do Cajuru, tem importância estratégica por interligar cerca de 40 bairros das regiões leste e sudeste - Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

Com o objetivo de garantir mais segurança para motoristas e pedestres e melhorar a fluidez do tráfego, a Prefeitura de São José dos Campos concluiu, nesta quinta-feira (31), os trabalhos de reforçada ponte da Estrada Municipal Frederico Ozanan, na região leste, através da substituição da estrutura de madeira por tubulações de concreto. O serviço foi realizado pelas equipes da Secretaria de Manutenção da Cidade.

Nesta quinta, foi implantado novo asfalto no local. A antiga estrutura de madeira da ponte estava com suas vigas deterioradas pela ação do tempo e apresentava risco de desabamento.

A ponte da Estrada Municipal Frederico Ozanan, que passa sobre o ribeirão do Cajuru, possui grande fluxo de veículos e tem importância estratégica por interligar cerca de 40 bairros das zonas leste e sudeste.

Melhorias

Além de ter sua estrutura reforçada, a ponte foi ampliada, passando de 4 para 6 metros de extensão. Ela também foi duplicada, de 4 para 8 metros de largura.

A ponte está com novo sentido de circulação, após mudar de mão única para mão dupla. A alteração atendeu às solicitações antigas dos munícipes e motoristas e contribuiu para melhoria no acesso e na fluidez do tráfego, já que mais veículos podem passar pelo local ao mesmo tempo.

As extremidades das tubulações de concreto implantadas foram reforçadas com um sistema feito com gaiolas de gabião para evitar futuras erosões.

Monitoramento

A Prefeitura tem monitorado constantemente as 45 pontes e 16 passarelas de madeira existentes no município com o objetivo de identificar com mais rapidez a necessidade de melhoria das estruturas para garantir mais segurança para motoristas e pedestres. O trabalho realizado pelas equipes da Secretaria de Manutenção da Cidade foi intensificado.

Somente nos últimos três meses foram recuperadas e reforçadas 12 pontes e passarelas nas regiões norte, leste, sudeste e oeste.

As pontes e passarelas recuperadas

Região leste:
• Ponte da Estrada Frederico Ozanan
• Passarela da Travessa 1 do Bom Retiro
• 3 passarelas do Parque Alambari, no Campos de São José
• Passarela que liga o Jardim Pararangaba ao Jardim Califórnia

Região norte:
• Ponte da Travessa Freitas, no bairro dos Freitas
• Ponte que faz a ligação entre os bairros do Turvo e da Água Soca através das estradas municipais do Turvo (SJC-323) e José Theodoro Azevedo (SJC-155, nas proximidades da Cachoeira do Roncador)
• Ponte na estrada José Theodoro Azevedo
• Ponte do Bernardino (Estrada do Rio do Peixe)

Região sudeste: