Geraldo Rufino ministra palestra para gestores de escolas municipais
Atualizado em 01/02/2019 - 18:17
Retorno dos Especialistas  / Palestra no CEFE  Geraldo Rufino  01 02 2019
O encontro com o palestrante reuniu cerca de 500 educadores da rede de ensino municipal, no Cefe - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos, realizou nesta sexta-feira (1), no Centro de Formação do Educador (Cefe), localizado em Santana, um encontro da equipe técnica da Secretaria de  Educação e Cidadania, orientadores pedagógicos e equipe gestoras das escolas públicas municipais com o palestrante Geraldo Rufino.

A história de vida do ex-catador de latinhas que hoje fatura mais de R$ 50 milhões ao ano motivou cerca de 500 educadores que participaram da palestra.

“Eu achei a palestra maravilhosa, ele abordou a questão racial que para mim é muito importante. A lição que fica é de que é possível realizar e conquistar um sonho de infância”, contou Adriana Santos, diretora do Instituto Materno-Infantil Fernando Tao de Azevedo, localizado no Jardim Satélite.

Para Débora Nunes, diretora da Emef Prof° Geraldo de Almeida, na Pousada do Vale, o encontro com o palestrante, Geraldo Rufino, vai além da apresentação. “Eu achei fantástica a palestra é muito motivacional, temas que aprendi nesta manhã levarei para toda vida”, afirmou a educadora.

Já Fernanda Correa, diretora da Emef Profª Maria Amélia Wakamatsu, no Campos de São José, destacou a importância da atividade na vida escolar. “Ele acredita no que fala e convence a gente a acreditar nos nossos valores. Os ensinamentos deste encontro irão motivar professores, funcionários e alunos, principal razão dos nossos trabalhos”, concluiu.

Para a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania, motivar educadores com palestras e formações são fatores fundamentais para produzir bons frutos na vida dos alunos da rede municipal. “Esperamos que a vida seja melhor a cada dia, mais do que lecionar aulas de português, matemática que são fundamentais, precisamos preparar os estudantes para a vida. Quando a escola está bem preparada conquistamos grandes resultados”.

Para o palestrante Geraldo Rufino, o encontro com os educadores de São José dos Campos representou uma troca de experiência. “Eu vim para aprender, a comunidade precisa reconhecer que os professores são a extensão da família, aproveitar a vivência dessas pessoas para agregar conhecimentos. A sensação que tenho é de que estou novamente em uma sala de aula, os professores são formadores de gente, isso para mim é um privilégio e um grande aprendizado”, pontuou.

A atmosfera de uma palestra estimula amplamente os sentidos, com bloquinhos e caneta nas mãos, educadores tomaram notas de frases como: “Ensine as crianças a acreditarem no potencial delas, ensine os alunos empreenderem para a vida"; "Nós temos o poder de influenciar, então influencie positivamente"; "Ensine o aluno dar valor ao que temos de melhor, que são as pessoas”.

Completamente lotado, o encontro no Centro de Formação do Educador se transformou em uma grande sala de aula, com lições que certamente irão impactar de forma produtiva o ano letivo de 2019.

Geraldo Rufino

Geraldo Rufino, empreendedor, escritor e palestrante, iniciou a vida como catador de latas na periferia de SP, fazendo suas primeiras investidas como empreendedor aos oito anos. De office boy à diretor de operações de um grande parque de diversões.

Em 1985, ao fundar a JR Diesel, quebrou paradigmas e transformou o segmento de desmanche de veículos aplicando organização e inovação. O novo modelo de negócios mudou a nomenclatura e a forma como o setor é visto hoje pela sociedade. O termo desmanche ficou no passado e atualmente passou a ser conhecido como reciclagem automotiva. Hoje a empresa é avaliada em nove dígitos, gerando próximos de 180 empregos diretos e muitos outros indiretos.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×