Defesa Civil programa cursos para voluntários no Nupdec de São Francisco Xavier
Atualizado em 01/02/2019 - 18:07
Defesa Civil anuncia cursos de capacitação para voluntários do Nupdec de São Francisco Xavier
Reunião no Nupdec de São Francisco Xavier anuncia novas atividades e cursos de capacitação para voluntários - Foto: PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Defesa Civil de São José dos Campos realizou, nesta quinta-feira (31), reunião no Nupdec (Núcleo de Proteção e Defesa Civil) do distrito de São Francisco Xavier, na região norte do município. Estiveram representados a Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade e o Gard (Grupo de Análise de Riscos Difusos), pela Prefeitura, a Polícia Ambiental e a Polícia Civil. Seis voluntários participaram do encontro e foram cadastrados no núcleo.

No encontro foi prevista a criação de cursos e atividades para a capacitação dos voluntários da área. O objetivo é promover treinamento sobre arborismo e transposição, além de cursos de brigadas de incêndios florestais e em eventos, APH (Atendimento Pré-Hospitalar) voltado para idosos e crianças e sobre deslizamentos e inundações.

Em razão das características do distrito, que é cercado por vegetação remanescente da Mata Atlântica, também foi listada entre as prioridades a realização de um curso de capacitação para busca e resgate em mata e de salvamento em altura em locais de difícil acesso.

Vistorias

O coordenador da Defesa Civil anunciou que, a partir de agora, ao menos um dia por semana, dois agentes do órgão se deslocarão até o distrito para realizar vistorias em árvores, edificações e áreas de risco. A importância do núcleo em São Francisco se justifica pelo fato de o distrito estar localizado em uma APA (Área de Preservação Ambiental).

Ele também relatou a visita feita à cachoeira Pedro David, uma das mais frequentadas do distrito por moradores e turistas. Foram prestadas informações aos gestores da APA para a colocação de placa com orientações para a segurança no local, assim como a higiene e limpeza na área da cachoeira e no seu entorno.

Voluntários

Os Nupdec’s são grupos formados por moradores voluntários de bairros considerados áreas de risco. O objetivo é prevenir e reduzir a ocorrência de desastres, naturais ou provocados. O Nupdec do distrito vai funcionar agora em novo local, a antiga base da Polícia Militar, que foi cedido pela Prefeitura de São José dos Campos.

O trabalho dos Nupdec’s é feito em conjunto com a Defesa Civil, que oferece capacitação aos moradores para que tenham condições de auxiliar no reconhecimento de sinais que indiquem situações de risco e para atuarem preventivamente na comunidade.

Qualquer pessoa pode auxiliar o trabalho da Defesa Civil. Para se tornar um voluntário é preciso se inscrever e passar por treinamento para situações de emergência, oferecido pela Defesa Civil.