Patrimônio, Santos Dumont é parque de gerações de famílias
Atualizado em 29/05/2020 - 17:54
PAISAGISMO PARQUE SANTOS DUMONT - 12-12-2019 - LUCAS CABRAL
Crianças brincam em brinquedos do parque, localizado na região central - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Henrique Macedo
Secretaria de Governança

O Parque Santos Dumont, localizado na região central de São José dos Campos, faz parte da história de muitas famílias joseenses. Com 46 mil m², o parque é uma área verde e de lazer inaugurada em outubro de 1971.

O mais antigo parque da cidade faz parte da memória afetiva de pessoas que frequentam o local diariamente. “Venho todo dia há mais de 10 anos. Moro no Monte Castelo, pego o ônibus e venho pra cá. Gosto de tudo, o pessoal que trabalha aqui já me conhece, tomo cafezinho com eles. Acho muito interessante esse parque, é lindo e muito bem cuidado”, disse a aposentada Zulmira Canali.

E a elogiada manutenção do parque é motivo de orgulho para a equipe que cuida da área. Natalino dos Santos, monitor de jardinagem, conhece bem cada cantinho do Santos Dumont. Ele trabalha no parque há 21 anos. “Trabalhar junto à natureza é bom demais. Às vezes, no fim de semana, eu trago a família pra curtir essa beleza”, afirmou.

A família do operador de máquinas Júnior de Souza, morador da zona leste, passeava pelo parque antes de ir a uma consulta médica. “Estamos ‘fazendo hora’ aqui. Pra quem gosta de curtir, é uma boa, no centro, fácil de chegar”. O filho dele, Willian, estudante de 11 anos, é fã do parque. “Muito interessante, legal, e a gente faz muitas descobertas”.

Equipamentos

O parque possui uma pista para caminhada e equipamentos de ginástica para prática de exercícios e corridas, quiosques, pista de skate e playground. Para o lazer contemplativo, possui ainda jardim japonês e um lago de criação de peixes e aves. Além disso, abriga exemplares aeronáuticos como a réplica do avião 14 Bis, o protótipo do avião Bandeirante e maquetes de foguetes da família Sonda.

História

O Santos Dumont ocupa o local onde existia o Sanatório Ezra, que fechou as portas em 1966. O terreno foi desapropriado três anos depois pela prefeitura. Para homenagear Alberto Santos Dumont, patrono da aviação brasileira, o parque foi inaugurado em 23 de outubro de 1971, 65 anos após o inventor realizar o primeiro voo com o 14 Bis – avião construído por ele.

Em julho de 2017, a réplica do Bandeirante foi totalmente restaurada por ex-engenheiros da Embraer e alunos do curso de Mecânica de Aeronaves do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) em trabalho coordenado pela Prefeitura, e foi devolvido ao Parque Santos Dumont, no aniversário de 250 anos de São José dos Campos. O grupo do Cephas também trabalhou na conservação da réplica do avião 14 Bis e das maquetes de foguetes da família Sonda.

Saudade

João Luís Sobrinho, de 70 anos, tem um trailer de lanches na frente do parque há 47 anos. “Tinha muita coisa boa, tinha tobogã, brinquedos. Todo muito vinha pro Santos Dumont. O cartão postal da cidade era aqui”, lembra com saudade.

“Fiz muitos amigos, viramos quase irmãos. Tinha três gerações aqui: pais, filhos e netos, brincando, aproveitando.” “Isso é um patrimônio, é um cartão postal da cidade que nunca pode acabar”, finalizou.

Confira outros parques da cidade.

Parque Santos Dumont
Rua Eng. Prudente Meireles de Morais, 1000