São José tem salto de qualidade na iluminação pública de LED
Atualizado em 14/08/2024 - 11:56
foto-charles-de-moura-006pmsjc.jpg
Em 2019, mais segurança para os moradores e economia para o município com a iluminação de LED - Foto: Divulgação

Regina Roda
Manutenção da Cidade

A iluminação pública de São José dos Campos deu um salto de qualidade em 2019 com a substituição das lâmpadas a vapor de sódio e metálico por luminárias de LED. A cidade fechou o ano com a marca de 41 mil LEDs, mais de 200 bairros beneficiados e moradores satisfeitos com a inovação.

Com uma média 3,4 mil instalações por mês, a meta de substituir toda a iluminação pública da área urbana do município até o final de 2020 deve ser atingida bem antes do prazo. Mantendo a média mensal, a previsão é concluir a instalação de 60 mil lâmpadas ainda no primeiro semestre do próximo ano.

A Prefeitura está investindo R$ 32 milhões para modernizar a iluminação em toda a cidade e aumentar a segurança da população. A primeira fase do Projeto Iluminar priorizou corredores de ônibus, vias com escolas e câmeras de segurança do COI (Centro de Operações Integradas).

Em maio teve início a segunda fase com a implantação de LEDs bairro a bairro, em todas as regiões do município. A próxima etapa incluirá a iluminação de pontes, viadutos e canteiros centrais voltados para as vias.

Economia

A nova iluminação também está gerando redução no gasto com o consumo de energia. Este ano já houve uma economia de R$ 2,3 milhões. Também estima-se uma diminuição de custos de manutenção já que a vida útil da luminária de LED é de cerca de 10 anos. As de vapor de sódio e metálico têm duração média de quatro anos.

 


MAIS NOTÍCIAS
Manutenção da Cidade

×