Museu do Folclore mapeia saberes e fazeres de São José e região
Atualizado em 29/05/2020 - 17:54
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Imagem ilustrativa do mapeamento que identifica os 'saberes' e 'fazeres' da cultura popular em São José e região - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A partir de agora, é possível obter informações georreferenciadas de mestres e detentores de saberes e fazeres de São José dos Campos e região pela internet, por meio do site do Museu do Folclore. Os dados são de pessoas que já participaram do programa Museu Vivo, realizado pelo Museu do Folclore há 22 anos.

“A intenção é dar mais difusão a esses dados, que foram identificados e registrados por meio de pesquisas de campo”, explica o presidente do Centro de Estudos da Cultura Popular (CEPC), Ricardo Savastano, organização da sociedade civil sem fins lucrativos, responsável pela gestão do Museu do Folclore.

Para chegar a estas informações, o interessado deve acessar o item Mapa de Saberes e Fazeres no menu do site, onde é possível encontrar dados básicos de 314 mestres e detentores de saberes e fazeres. Para obter mais detalhes sobre essas pessoas, é necessário fazer uma solicitação ao Museu do Folclore, conforme orientação descrita no tópico Quer Saber Mais?

Iniciativa importante

Para a gestora do Museu do Folclore, Francine Maia, esta iniciativa é de grande importância para pesquisadores e estudiosos do folclore em todo o Brasil. “Além disso, ela também atende item do Termo de Colaboração firmado entre a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e o Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil responsável pela gestão do Museu do Folclore.

De acordo com o pesquisador Fábio Bueno, responsável pela criação do georreferenciamento e as pesquisas do Museu Vivo, “a organização dos dados seguiu as nomeações e categorizações provenientes do conhecimento acumulado ao longo do tempo, influenciado pelo movimento folclorista da cidade e pelas políticas públicas nacionais em torno do conceito de patrimônio imaterial”.

O programa Museu Vivo é realizado pelo Museu do Folclore desde 1996, proporcionando vivências e compartilhamento de saberes e fazeres com o público. A atividade acontece aos domingos à tarde, entre 14h e 17h, na área externa do museu, com ênfase para o artesanato, culinária e música.

A divulgação das informações, pela internet, é um dos compromissos assumidos pelo CECP no termo de colaboração firmado com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, responsável pela criação do Museu do Folclore em 1987.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 / (12) 3924-7354 – www.museudofolclore.org