São José é representada na Jornada de Foguetes no RJ
Atualizado em 29/05/2020 - 17:54
Aluna Isabela Ribeiro do 9º ano e a professora Fernanda Santos ambas da Emef Palmyra Sant’Anna representam São José na Jornada de Foguetes
Aluna Isabela Ribeiro, do 9º ano, e a professora Fernanda Santos, ambas da Emef Palmyra Sant’Anna - Foto: PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

De maneira inédita, a rede de ensino municipal de São José dos Campos está sendo representada na Jornada de Foguetes pela estudante Isabela Ribeiro, do 9º ano, e pela professora Fernanda Santos, ambas da Emef Palmyra Sant’Anna, localizada na Vila Industrial, região leste da cidade.

A dupla foi selecionada para participar do evento que acontece até quinta-feira (12), em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, por conta do excelente alcance no lançamento de um foguete à base de garrafa pet na 26ª edição da MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes).

“Com essa atividade, percebo que alunos do ensino fundamental de escolas públicas têm a capacidade extraordinária de conquistar o que nem imaginam. Tudo começou com um simples projeto de escola e hoje tenho a grande oportunidade de representar São José dos Campos, diante de uma competição que abrange o Brasil todo e quem sabe conseguir uma boa colocação”, disse Isabela Ribeiro.

Para a professora de ciências Fernanda Aparecida dos Santos Pereira, a experiência que ultrapassou os muros da escola vai marcar para sempre a trajetória profissional.

“Representar o corpo docente da minha cidade é gratificante e uma grande responsabilidade. O que era um simples trabalho de física, tornou-se um marco para o crescimento humano e profissional”, afirmou.

A Jornada de Foguetes é realizada pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. A atividade é aberta aos alunos de escolas públicas e particulares do ensino fundamental e médio. A finalidade é avaliar a capacidade dos jovens de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa pet ou de canudo de refrigerante, conforme o nível do aluno.

O projeto também tem como apoiadores a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o Instituto de Aeronáutica e Espaço, a Agência Espacial Brasileira, a Fundação Marcos Pontes, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×