Prefeitura mantém intensificação do teste rápido para ISTs nas UBS’s
Atualizado em 29/05/2020 - 17:54
CENTRO DE REFERENCIA DE MOLESTIAS INFECCIOSAS - 02-12-2019 - LUCAS CABRAL
CRMI atende na rua Amin Assad, 200, Jardim São Dimas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Na primeira semana da intensificação do teste rápido nas unidades de saúde de São José dos Campos, foram realizados 178 exames para detecção das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), como HIV, Hepatite B e C e Sífilis. O teste, que dura cerca de 20 minutos, está disponível gratuitamente em todas as 40 Unidades Básicas de Saúde do município.

No mês de conscientização sobre a Aids, a Prefeitura lançou no dia 1º de dezembro uma ofensiva com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos destas doenças e a importância do diagnóstico precoce, das formas de apoio e tratamento.

Uma campanha publicitária abordando o tema está sendo veiculada desde o início do mês em TVs, rádios, jornais, internet e mídias sociais, com foco na importância do teste rápido como forma de prevenção. A campanha apresenta o personagem “Ligeirinho”, que destaca a rapidez do teste para detecção e posterior tratamento das doenças, que é totalmente gratuito.

A intensificação da testagem começou no domingo (1) pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Alto da Ponte, Campo dos Alemães, Novo Horizonte, Putim, São Francisco Xavier e Eugênio de Melo, além do Hospital Municipal e do Hospital de Clínicas Sul.

A partir de segunda-feira (2), a intensificação chegou às Unidades Básicas de Saúde e no CRMI (Centro de Referência de Moléstias Infecciosas), associado à orientação educativa.

O teste rápido demora em torno de 20 minutos, podendo se estender por mais tempo no pós-aconselhamento dependendo do resultado. Todos os casos positivos são encaminhados ao CRMI para o acompanhamento (exames específicos) e tratamento (antirretroviral, antibióticos, antifúngicos, etc).

O CRMI atende na Rua Amin Assad 200, Jardim São Dimas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.