Sinal de Gentileza já impactou mais de 200 mil pessoas
Atualizado em 09/08/2019 - 18:26
Campanha Sinal de Gentileza na avenida Juscelino Kubitschek no bairro Vila Industrial. Foto: Claudio Vieira/ PMSJC. 09-08-2019
Entre as ações do programa, está a operação pedestre, realizada principalmente em faixas não semaforizadas nas principais vias da cidade - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A campanha #SinaldeGentileza, lançada pela Prefeitura de São José dos Campos em março deste ano, já impactou direta e indiretamente 208 mil pessoas. O balanço é do Educamob, setor de educação para o trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana.

Ao todo, já foram realizadas 660 horas de trabalho, com ações diárias de conscientização junto à população. Foram abordadas 170.280 pessoas com folheto entregue em mãos com orientação e diálogo.

Outras 38.280 pessoas foram impactadas em eventos, palestras e divulgação em ciclovias, por exemplo.

Entre as ações do programa, está a operação pedestre, realizada principalmente em faixas não semaforizadas nas principais vias da cidade, principalmente nas que possuem os maiores índices de atropelamento.

A cidade, inclusive, registrou uma queda de 18,5% no número de atropelamentos na comparação entre os meses de abril, maio e junho do ano passado e no mesmo período de 2019, quando as ações do programa #Sinal de Gentileza começaram. De acordo com o Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), responsável pelo atendimento das ocorrências, foram 81 em 2018 e 66 no mesmo período deste ano.

Nesta semana, a operação pedestre acontece nos períodos da manhã e a tarde na avenida Juscelino Kubitschek, na Vila Industrial, próximo ao Conjunto Integração. Apenas nesta sexta-feira (9), diversos moradores foram abordados pela agente da mobilidade no local.

A moradora do bairro, Regiane Barbosa Soares, de 39 anos, elogiou a campanha, principalmente o impacto dela para as futuras gerações. “Fantástica e tem melhorado a situação [das travessias de pedestre]”, disse Regiane, que estava acompanhada da filha Ana Luiza Barbosa Soares, de 11 anos.

“O que eu não aprendi ela está aprendendo agora e já ensina o pai a parar na faixa para o pedestre atravessar, com segurança sempre é claro”, completou Regiane.

A Prefeitura de São José dos Campos acredita na conscientização e educação para o trânsito, já que na maioria das vezes os acidentes acontecem por alguma imprudência.

Por esse motivo, tem investido em campanhas educativas como o Programa #SinaldeGentileza, que tem o objetivo de incentivar o respeito às regras de trânsito e a convivência harmônica entre os usuários das vias públicas.

Etapas

O programa #Sinal de Gentileza contará com várias etapas, em todas as frentes de atuação: comunicação, educação, engenharia e fiscalização.

As ações de engenharia incluem implantação de travessias elevadas, rampas de acessibilidade, iluminação das faixas de pedestre, melhorias nos tempos de travessia e implantação de semáforos com botoeiras.

No eixo fiscalização, a verificação das infrações que interferem ou comprometem o deslocamento e segurança dos pedestres será intensificada após três meses de campanha.