Em reunião, Comob debate zoneamento, transporte e obras
Atualizado em 09/08/2019 - 18:30
Reunião do Comob na  Mobilidade  09 08 2019
O encontro faz parte do calendário de reuniões ordinárias do grupo - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

Em reunião realizada nesta sexta-feira (9), os membros do Comob (Conselho Municipal de Mobilidade Urbana) de São José dos Campos puderam discutir sobre a proposta da nova Lei de Zoneamento do município, demandas do transporte público, estacionamento rotativo, obras viárias e demais assuntos vinculados à Secretaria de Mobilidade Urbana.

Um técnico da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade participou do encontro e apresentou o trabalho feito pela pasta para a elaboração da nova proposta da Lei de Zoneamento, com destaque para a participação popular nas 12 audiências públicas realizadas pela Prefeitura. A proposta foi protocolada na Câmara Municipal nesta quinta-feira (8).

Também já previsto na pauta da reunião, um representante da Secretaria de Mobilidade Urbana apresentou o serviço de estacionamento rotativo da cidade, que terá o atual contrato encerrado em abril de 2020. Por conta disso, será necessária a elaboração de um novo edital para o serviço, tendo como a primeira etapa deste processo, a realização de um levantamento das operações que estão acontecendo em outros municípios.

Os membros do Comob ainda tiveram apresentação sobre as principais obras viárias que estão em andamento pela cidade, como, por exemplo, o Arco da Inovação, Via Cambuí, Rotatória do Gás, requalificação da rua Coronel José Monteiro e as ciclovias do DCTA-Astronautas e do Arco da Inovação, que ligará as regiões norte, centro e oeste com o sul do município.

Além desses assuntos, também foram apresentado os benefícios da unificação das equipes de agentes de trânsito e fiscais do transporte público, criando o grupo dos agentes da mobilidade, e a redução no número de mortes no trânsito e multas de trânsito geradas no município, mesmo com o aumento no número de equipamentos de fiscalização.

O encontro desta sexta-feira do Comob faz parte do calendário de reuniões ordinárias do grupo, que tem um caráter consultivo e é responsável pela discussão de tudo que envolve a mobilidade urbana no município.