Congresso define regras para a Copa Joseense de Futebol
08/08/2019 18:14
Copa Joseense de Futebol  Martins Pereira 15 12 2018
A Copa Joseense, promovida gratuitamente pela Prefeitura, terá início no sábado (24) - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Luiz Fischer
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A Prefeitura de São José dos Campos realizou, nesta quarta-feira (7), no auditório do Centro da Juventude, o congresso técnico da Copa Joseense de Futebol, a maior competição da cidade para crianças e adolescentes.

A Copa Joseense, promovida gratuitamente pela Prefeitura, terá início no sábado (24). As disputas seguem até 15 de dezembro, com participação de 3.100 atletas de 35 escolinhas de futebol particulares e públicas, divididos em 124 equipes.

O torneio tem o modelo das Copas Populares, com duas divisões (ouro e prata) e cinco categorias (sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17), sem taxas de inscrição.

Serão 880 partidas com média de 60 jogos por fim de semana, além de duelos da categoria sub-17, que acontecerão as quartas e quintas-feiras. Os jogos serão realizados em vários campos da cidade, sendo particulares (20) e públicos (30).

Na Série Ouro, 12 escolinhas disputarão os torneios até 9, 11, 13 e 15 anos com 44 equipes. A divisão permite a participação de atletas que tenham vínculo com a FPF (Federação Paulista de Futebol) ou com associações de futebol.

Na Série Prata, onde há maior número de inscritos (1.925 atletas), não é permitida a inscrição de jogadores federados por qualquer uma das 23 escolinhas participantes, que entrarão com 77 times. As categorias são as mesmas da série ouro.

O torneio sub-17 é o único que permite a entrada de equipes com atletas federados e não filiados.  São 12 escolinhas que disputarão o título em 40 jogos até o fim do ano.

Qualidade de vida

Organizada pela Prefeitura de São José dos Campos, a competição tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das crianças, promover o intercâmbio e a socialização esportiva por meio do futebol, além da inscrição gratuita, arbitragens, premiações, cada uma das 35 escolinhas inscritas, receberam na noite de quarta-feira um kit esportivo com 5 bolas e uma bolsa de massagem.

A Copa Joseense está sempre buscando novos talentos para as categorias de base do programa Atleta Cidadão e divulgando o potencial do esporte na cidade.