Casa de Cultura Júlio Neme celebra 25 anos com agenda especial
08/08/2019 11:28
Casa de Cultura Júlio Neme
Essa casa de cultura é o primeiro espaço de ação cultural descentralizada gerida pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo - Foto: Divulgação

Bianca de Aquino
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Para comemorar em grande estilo, uma tenda externa será montada para as atividades da festa, onde acontecerão as oficinas livres e apresentação musical. O cantor Déo Lopes apresenta o show ‘O Sambeiro’, tocando e cantando música popular brasileira, às 20h, encerrando a festa. Veja programação abaixo.

Essa casa de cultura é o primeiro espaço de ação cultural descentralizada gerida pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Em dezembro do ano passado, a Casa foi totalmente reformada, ampliando seu espaço, que agora conta com duas salas de aulas, uma espelhada para oficinas de dança. Com melhorias na estrutura física, elétrica e hidráulica, o espaço agora é amplo e arejado, com banheiros acessíveis.

Júlio Neme

Fundada em 14 de agosto de 1994, a Casa de Cultura de São Francisco Xavier recebeu o nome de Júlio Jorge Neme, em 2005, em homenagem ao músico joseense, falecido em dezembro de 2004.

Filho de comerciantes, Júlio era advogado, tendo manifestado seu interesse pela música ainda na adolescência, quando aprendeu a tocar violão e piano. Mais tarde, além de ter aprendido acordeon e gaita, dedicou-se especialmente à viola caipira, tanto em trabalhos independentes quanto em apresentações ao lado do Grupo Piraquara da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Programação

De 10/8 a 30/9
Exposição “E o tempo traz a arte”, com fotos do acervo da Casa de Cultura Júlio Neme, desde sua inauguração até os dias atuais; e também do fotógrafo Danilo Ferrara que, desde 2013, registra as atividades da casa e assina a curadoria.

Às 11h
Oficina ‘De Olho no Truque!’ 

Oficina de mágicas, com Franciele Costa Melo

Às 13h
Intervenções e brincadeiras com a Palhaça Estrelinha

Às 14h
Oficina ‘Voa Leve!’
Oficina de aviões, de reaproveitamento de bandejas de isopor, com Vivian Rau

Às 14h
Pintura Mágica, usando a técnica de marmorização, com Misae Odo

Às 17h
Lançamento do Fanzine comemorativo “Visita a São Francisco Xavier”, em homenageando ao distrito de São Francisco Xavier e à Casa de Cultura Júlio Neme. O autor, Elvis Leite, é aluno da oficina de HQ.

Às 20h
O Sambeiro, com Déo Lopes

Casa de Cultura Júlio Neme
Praça Cônego Manzi, s/nº - São Francisco Xavier


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×