Chegada de dentistas proporciona 4.000 atendimentos a mais no mês
Atualizado em 07/08/2019 - 19:16
Ubs Resolve Campos de São José. 28-03-2018
O programa de Saúde Bucal, que completa 40 anos este ano, ampliou o acesso à população com a chegada de mais dentistas - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Desde o ano passado, a Prefeitura tem intensificado as ações para ampliar a oferta de atendimento odontológico na rede municipal de saúde. Estratégias como a realização de concurso público para contratação de dentistas e o lançamento do programa SOS Dental já começaram a apresentar melhorias nos indicadores do programa de Saúde Bucal.

Desde o concurso público realizado no segundo semestre do ano passado, 30 novos dentistas foram incorporados à rede. Os primeiros 10 profissionais começaram a ser chamados no final de 2018 e outros 20 ingressaram este ano.

A entrada destes dentistas na rede proporcionou 600 horas semanais a mais na oferta de consultas, que representam 3.960 atendimentos por mês. Todas as regiões foram contempladas com os novos profissionais, sendo a distribuição da carga horária priorizada de acordo com a necessidade de reposição profissional.

As unidades básicas de saúde que receberam os novos dentistas foram as do Jardim Paulista, Vila Maria, Centro I, Alto Ponte, Altos Santana, Jardim Telespark, Vila Paiva, Eugênio de Melo, Jardim São José 2, Jardim da Granja, Vila Tatetuba, Paraíso Sol, Novo Horizonte, Putim, Vila Tesouro, Vista Verde, Campos de São José, Bosque dos Eucaliptos, Dom Pedro, Campo dos Alemães, Chácaras Reunidas, Jardim Interlagos, Jardim Colonial, Jardim Oriente, Jardim Satélite, Parque Industrial e Residencial União.

A chegada dos novos dentistas também possibilitou contemplar quatro escolas que estavam sem atendimento odontológico por aposentadoria de profissionais: EM Possidônio Salles (UBS Americano, 300 alunos) – 8h semanais; EE Sueli Antunes (UBS Vila Maria, 300 alunos) – 5h semanais; EMEF Maria Aparecida Ronconi (UBS Jardim Paulista, 737 alunos) – 8h semanais e EE Elmano F. Veloso  (UBS Chácaras Reunidas, 350 alunos) – 8h semanais.

SOS Dental

A contratação de novos profissionais por concurso público, somado ao lançamento do programa SOS Dental, no último mês de maio, foram medidas tomadas para aumentar o acesso da população ao tratamento odontológico.

Desde o início do programa SOS Dental, no dia 2 de maio, foram realizados 3.148 atendimentos de emergência na clínica Coife Odonto, localizada na Rua Vilaça, 687, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O encaminhamento é feito exclusivamente pelas Unidades Básicas de Saúde, Famme e CRMI (Centro de Referência de Moléstias Infecciosas). O credenciamento prevê até 2.000 atendimentos por mês.

Com o atendimento de emergência agora sendo realizado na clínica credenciada, a Secretaria de Saúde consegue aumentar em cerca de 40% as vagas eletivas nas unidades básica de saúde, ampliando consideravelmente o acesso da população a um tratamento odontológico programado.

Rede

Atualmente, a Secretaria de Saúde conta com 136 cirurgiões dentistas, 58 auxiliares em saúde bucal e 38 técnicos em saúde bucal, totalizando 232 profissionais trabalhando no programa de Saúde Bucal do município, que este ano completou 40 anos.