S. José homenageia atletas dos Jogos Regionais e da Juventude
Atualizado em 07/08/2019 - 09:30
Prefeito Felicio Ramuth entrega troféu à delegação vencedora dos Jogos Regionais. Foto: Claudio Vieira/ PMSJC. 06-08-2019
Equipes que conquistaram troféus nos Jogos Regionais e Abertos da Juventude foram homenageadas - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida fez a entrega, na manhã desta terça-feira (6), dos troféus conquistados nos 36º Jogos Abertos da Juventude, realizados em junho em Marília (SP), e dos 63º Jogos Regionais, disputados em julho em Ilhabela e São Sebastião, no Litoral Norte.

Os 60 troféus de campeão, vice e terceiro lugar das duas competições ficarão sob a guarda dos coordenadores das modalidades que os conquistaram. Até o ano passado, as premiações ficavam no Museu do Esporte, que funciona dentro do Estádio Martins Pereira, na região central.

A decisão de entregá-los às equipes foi uma forma de garantir a exposição dos troféus nas entidades gestoras e também homenagear atletas, comissões técnicas e coordenadores das modalidades. Nas duas competições deste ano, foram ganhos 60 troféus. Nos Jogos Regionais, do total de 42, 28 são de ouro, 10 de prata e 4 de bronze. Nos Abertos da Juventude, dos 18 troféus, são 6 de ouro, 5 de prata e 7 de bronze.

Logística

O auditório do Centro da Juventude, na região sul, viveu uma festa do esporte joseense com a presença dos coordenadores e integrantes das comissões técnicas das modalidades. A cerimônia foi iniciada com um agradecimento à equipe de logística e coordenação central das competições.

A equipe foi composta por cozinheiras, auxiliares de cozinha, nutricionista, profissionais na limpeza e lavanderia, na manutenção e montagem, na segurança, motoristas, fisioterapeutas e profissionais de enfermagem. Na coordenação técnica, atuaram 11 integrantes. Esse time foi responsável por cuidar do alojamento e do transporte da delegação.

Entre 2 e 13 de julho, nos Jogos Regionais, foram produzidos os seguintes números: 41.247 almoços e jantares servidos, 50 quilos de arroz e 30 quilos de feijão preparados todos os dias, 230 beliches montados e desmontados para 460 colchões, 16 ônibus transportando a delegação, sendo 5 deles fixos, que rodaram 8.070 quilômetros entre São José e Ilhabela e entre Ilhabela e São Sebastião.

Juventude

Na fase final dos Jogos Abertos da Juventude, que aconteceu de 14 a 22 de junho, em Marília, a delegação de São José foi composta de 230 pessoas, entre atletas, apoiadores e comissões técnicas. A competição reuniu atletas com até 18 anos de idade.

As equipes da cidade venceram em seis modalidades. Os títulos vieram na ginástica artística feminina livre por equipes, handebol feminino, voleibol feminino e masculino, xadrez masculino e natação masculina.

Mas os Jogos da Juventude não têm uma cidade campeã. A competição é disputada entre as diretorias regionais de esportes de todo o Estado de São Paulo. As equipes e atletas que estiveram em Marília foram os classificados nas fases sub-regionais e regionais.

Regionais

Nos Jogos Regionais, 542 atletas formaram a delegação joseense para buscar o sétimo título consecutivo de campeã da competição, que foi disputada nas cidades de Ilhabela e São Sebastião. Desde 2012, a São José venceu todas as edições. Em 2017, apesar de ter somado pontos suficientes para mais um título, a organização decidiu não computar oficialmente os resultados.

Neste ano, 40 cidades situadas na 2ª região esportiva do Estado levaram 5.035 atletas para disputar 25 modalidades oficiais e três em caráter de exibição. A delegação joseense foi formada por um total de 614 integrantes, entre atletas, membros das comissões técnicas e profissionais de apoio. A cidade disputou a competição com 46 equipes, distribuídas nas 25 modalidades oficiais. Foram conquistados 28 títulos de campeã e 10 de vice-campeã.

Todas as equipes que chegaram em primeiro ou segundo lugar garantiram automaticamente classificação para os Jogos Abertos do Interior, em novembro próximo, na cidade de Marília. É o caso de 36 das 46 equipes joseenses que foram ao Litoral Norte. Elas se somam às que já estavam classificadas em razão dos resultados dos Abertos de 2018.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida