Prefeitura inicia obras da ciclovia DCTA-Astronautas
Atualizado em 06/08/2019 - 17:54
INICIO DAS OBRAS CICLOVIA AVENIDA DOS ASTRONAUTAS - 06-08-2019 - LUCAS CABRAL
Trabalhos foram iniciados na rua Tânia Nogueira, via de acesso ao Aeroporto Internacional de São José dos Campos - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou, nesta terça-feira (6), as obras para a construção da ciclovia que ligará a entrada do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) à Embraer, passando pela marginal da Dutra e avenida dos Astronautas, na região sudeste da cidade.

Os trabalhos foram iniciados na rua Tânia Nogueira, via de acesso ao Aeroporto Internacional de São José dos Campos “Professor Urbano Ernesto Stumpf”, e seguirão no sentido avenida dos Astronautas.

A ciclovia terá 6 quilômetros de extensão e deve ser concluída no primeiro trimestre de 2020. A obra será executada pela empresa Hema Construção LTDA, que venceu a licitação com valor de R$ 3.733.660, 16% abaixo do previsto em edital.

A Prefeitura de São José incentiva o uso do transporte sustentável, tem aumentado a oferta desses modais e se preocupa em dar melhores condições aos usuários, principalmente de segurança, para esses tipos de deslocamentos.

No início de 2017, a cidade possuía 79 quilômetros de malha cicloviária e atualmente são 96 quilômetros, distribuídos em todas as regiões de São José. O objetivo da Prefeitura é que, em 2020, a cidade chegue a 157 quilômetros da malha cicloviária.

Neste ano, além da ciclovia do DCTA-Astronautas, a Prefeitura também lançou o edital para outra importante ciclovia: a do Arco da Inovação, que ligará a avenida Lineu de Moura até o Jardim Satélite. A ciclovia tem aproximadamente 3,3 km de extensão e também já teve a ordem de serviço assinada.

Além delas, está previsto ciclovias nos projetos da Via Cambuí (região sudeste) e Via Jaguari (região norte), com 8,6km e 4km, respectivamente.