Pomares Nativos começam a receber placas educativas
Atualizado em 06/08/2019 - 11:21
PLANTIO ARVORES FRUTIFERAS AV TEOTONIO VILELA - 28-03-2019 - LUCAS CABRAL
Programa visa implantar em bairros da cidade os biomas locais (Mata Atlântica e Cerrado) e criar um contato das pessoas com as frutas típicas da região - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, começou a instalar placas educativas nos 14 pomares nativos formados na cidade. A primeira foi instalada no Vista Verde (Rua Cidade de Lima, altura do número 588).

A iniciativa faz parte do Programa Pomares Nativos Educativos.

Com fotos e nomes de espécies frutíferas, as placas possuem caráter educativo, orientando e levando conhecimento à população que frequenta os pomares, já que algumas espécies são pouco conhecidas.

Todas as placas foram construídas com a madeira plástica, um produto 100% ecológico, por isso também chamada de madeira ecológica. Ela resulta do processo de fabricação por meio de matérias-primas recicláveis, que quando misturadas são transformadas em peças semelhantes à madeira natural. Assim, não necessita que se derrube nenhuma árvore.

O uso desse material ajuda na retirada de toneladas de resíduos da natureza. Além disso, devido à reutilização de água no processo, o desperdício de água se torna mínimo, o que também torna o processo de fabricação sustentável.

A instalação das placas nos demais pomares se dará ao longo dos próximos meses, em especial durante a Semana da Árvore, no fim de setembro.

Projeto Pomares Nativos

O projeto “Pomares Nativos Educativos” visa constituir pomares de árvores frutíferas nativas, típicas dos biomas locais, Mata Atlântica e Cerrado, em diversas regiões da cidade, resgatando o contato da comunidade com os frutos da nossa região e educando as crianças sobre a importância dessas espécies para a dinâmica ambiental local e contribuindo assim para o equilíbrio ambiental na cidade.

Os pomares recebem o plantio de diversas espécies frutíferas e nativas. Dentre elas, se destacam Abiu, Araçá, Araticum, Bacupari, Cabeludinha, Cambucá, Cambuci, Cereja do Rio Grande, Gabiroba, Grumixama, Jabuticaba, Jaracatiá, Juçara, Pitanga e Uvaia.

Com grande participação popular, desde 2018, a Prefeitura já realizou a implantação dos pomares nos bairros Jardim Satélite, Jardim Esplanada, Jardim Diamante, Interlagos, Dom Pedro, Campos de São José, Galo Branco, Pinheirinho dos Palmares, Jardim Nova Detroit, Jardim das Colinas, Vista Verde, Centro de São José, no distrito de São Francisco Xavier e no Campo dos Alemães.