Pinheirinho recebe peça teatral do Projeto BuZum!
Atualizado em 06/08/2019 - 11:44
Espetáculo 'Curumim' é uma homenagem à cultura indígena, aos costumes desse povo e a relação deles com a fauna e flora regional brasileira - Foto: Divulgação

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

A semana promete ser animada para a comunidade do Residencial Pinheirinho dos Palmares, região sudeste de São José dos Campos. Alunos da Emef Maria Antonieta Ferreira Payar assistem, nesta quarta-feira (7) e quinta-feira (8), à atração teatral BuZum!

Com o objetivo de oportunizar lazer e cultura, a companhia teatral itinerante (ônibus-teatro) que circula o Brasil vai realizar sete sessões diárias gratuitas com a peça "Curumim".

O espetáculo “Curumim” é uma homenagem à cultura indígena, aos costumes desse povo e a relação deles com a fauna e flora regional brasileira.

“Escolhemos contar uma das inúmeras histórias indígenas, a ‘Origem da Mandioca’. Essa raiz brasileira é tão presente na nossa culinária e cultivada pela primeira vez pelos povos indígenas”, disse Mariane Gutierrez, diretora de Produção do BuZum!.

A história, encenada por divertidos atores, conta que há muitos anos existia uma aldeia dentro de uma floresta. Todos viviam em perfeita harmonia. Um belo dia, nasceu Mani, uma menina bem branquinha, muito diferente de todos os curumins da aldeia. Algum tempo depois, a aldeia passou por um momento de escassez de comida e todos passaram fome. Os peixes sumiram e as árvores pararam de dar frutos. E, de repente, sem que houvesse alguma explicação, Mani deixou de viver.

Posteriormente, de dentro da oca onde morava, nasceu uma planta muito diferente, que tinha uma raiz branquinha por dentro, como Mani. Deram então o nome de MANI OCA, MANDIOCA, essa raiz tão poderosa, que foi capaz de saciar a fome de todos da aldeia.

O roteiro completo de 2019 do BuZum! contempla apresentações em oito estados, sendo eles São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Ceará.

Sobre o BuZum!

O BuZum! se apresenta pela Secretaria Especial da Cultura – Ministério da Cidadania, por meio da Lei Rouanet. Já circulou mais de 350 mil quilômetros para realizar 10 mil apresentações para mais de meio milhão de espectadores, em 2.000 escolas públicas de 250 cidades nos nove estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul), além de Porto Suarez, na Bolívia.

Companhia BuZum

A Cia. BuZum!, apresentada pelo Ministério da Cidadania e pelo Instituto CCR, apoio da CCR NovaDutra, leva gratuitamente o encanto teatral para diversos estados do território nacional.

O diferencial do BuZum! é que ele não é um teatro convencional, no qual as pessoas precisam se deslocar para assistir a um espetáculo. Nesse caso, é a companhia que vai à população, apresentando peças criadas especialmente ao público infanto-juvenil, mas que também são prestigiadas pela plateia espontânea, de todas as idades, que surge em cada município.

Emef Maria Antonieta Ferreira Payar recebe atração teatral BuZum!
Dia: 7 e 8 de agosto (quarta-feira e quinta-feira)
Endereço: Avenida Três, s/nº, Residencial Pinheirinho dos Palmares
Horário: Serão sete sessões diárias: manhã às 9h, 9h40, 10h20, 11h / Tarde 13h30, 14h10 e 14h50