Partidas de xadrez movimentam Jogos Escolares
Atualizado em 06/08/2019 - 18:08
JOGOS ESCOLARES CAMPEONATO DE XADREZ - 06-08-2019 - LUCAS CABRAL
Os Jogos Escolares envolvem 6.200 alunos, de 45 escolas de ensino fundamental da rede municipal - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Cerca de 200 alunos de 13 a 15 anos, de 22 escolas municipais, participaram nesta terça-feira (6) da terceira etapa da 32ª edição dos Jogos Escolares na categoria xadrez. As disputas seguem nesta quarta-feira (7).

As partidas entre escolas da rede de ensino municipal estão sendo disputadas em um colégio particular do município, às margens da rodovia Presidente Dutra.

Organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, os Jogos Escolares envolvem 6.200 alunos. As modalidades são futsal, handebol, basquete, vôlei, xadrez, damas, atletismo e queimada para os anos iniciais.

Os Jogos Escolares são uma forma de incentivar a interação entre alunos e proporcionar aos estudantes diversas modalidades esportivas em ambiente seguro e com a orientação de profissionais de Educação Física.

Por meio das práticas esportivas, as equipes vivenciam valores da formação humana como solidariedade, cooperação, integridade, união e criatividade, além de bons hábitos em prol da qualidade de vida.

Xadrez

O xadrez é um esporte que desenvolve o raciocínio lógico e abstrato, a capacidade analítica, a criatividade para resolver problemas e a habilidade para tomar decisões.

Os benefícios deste jogo não são apenas de caráter cognitivo. Aprender a ganhar ou perder, respeitar o adversário e as regras são aspectos emocionais trabalhados dentro das aulas, ampliando o senso crítico do aluno. A parte social da vida do estudante também é desenvolvida, já que cria novas amizades em um ambiente de aprendizado diferente.

A memória e concentração também são aspectos trabalhados levando em consideração que a evolução no xadrez se dá pelo esforço, estudo e dedicação.