União garante festa de aniversário com segurança
Atualizado em 05/08/2019 - 18:08
Reunião de balanço sobre esquema de segurança do aniversário de São José. Foto: Claudio Vieira/ PMSJC. 05-08-2019
Reunião na Prefeitura avaliou os motivos para o sucesso da festa de aniversário de São José, que pelo terceiro ano consecutivo transcorreu sem ocorrências policiais - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos realizou reunião nesta segunda-feira (5) de avaliação e balanço do esquema especial de segurança empregado para a festa de aniversário de 252 anos do município no último dia 27.

Participaram do encontro lideranças das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e do Tiro de Guerra, além de representantes da Guarda Civil Municipal, da Defesa Civil, do Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais e da Secretaria de Mobilidade Urbana.

A avaliação foi positiva, já que pelo terceiro ano consecutivo a festa de aniversário de São José transcorreu sem nenhum incidente, sem brigas e sem ocorrências policiais. Mais de 70 mil pessoas acompanharam os 10 shows no Parque da Cidade.

"Quando há planejamento, honestidade de propósitos e união sem vaidade o trabalho é exitoso, como este que foi realizado no esquema de segurança da festa de aniversário. Todos estão de parabéns", disse o diretor do Deinter-1 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), Célio José da Silva.

"Os índices de criminalidade em São José estão caindo mês a mês e isto é reflexo do programa São José Unida e desta união diária das forças de segurança", completou.

A opinião foi compartilhada pelo capitão Irai Raval, responsável pelo planejamento de operações do 1º BPMI (Batalhão de Policiamento Militar do Interior) de São José.

"Todos estamos satisfeitos com o sensacional resultado, com uma festa sem ocorrências policiais. Neste ano, a exemplo de 2017 e 2018, tivemos uma sinergia muito grande entre todos os envolvidos no planejamento e na execução do esquema de segurança."

Segurança reforçada

A tranquilidade para os munícipes e visitantes curtirem a festa com seus familiares e amigos foi garantida novamente pelo programa São José Unida, que é liderado pela Prefeitura e reúne todas as forças de segurança da cidade com o objetivo de prevenir e reduzir os índices de criminalidade.

O programa foi implantado no final de 2017, mas naquele ano o aniversário de São José em julho já havia sido realizado sem incidentes e ocorrências policiais.

Com o reforço nas ações em 2018 e neste ano, o bom resultado se repetiu. O esquema de segurança para os shows no Parque da Cidade contou com a participação de cerca de 320 homens, com representantes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Militar, Tiro de Guerra, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais.

Foram mobilizados para o evento dois ônibus da Guarda Civil Municipal que funcionaram como bases de videomonitoramento, carros nas portarias e no entorno e motos no interior do parque.

Pela primeira vez, quatro drones da Prefeitura e da Polícia Civil realizaram o monitoramento aéreo da multidão.

Também de forma inédita, a Polícia Civil esteve no local com cães farejadores e implantou uma Delegacia de Plantão no local para atendimento da população e de eventuais ocorrências.

Fiscalização

Um total de 50 funcionários e voluntários da Defesa Civil atuaram como Brigada de Combate a Incêndios, no apoio aos primeiros socorros e no atendimento a crianças perdidas dos responsáveis.

Com a finalidade de combater a venda de bebidas e o comércio irregular, o Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais convocou 28 fiscais para a festa.

Criminalidade em queda

A ausência de incidentes, brigas e ocorrências policiais graves na festa de aniversário da cidade é um reflexo da melhoria da segurança pública no dia a dia do município com o São José Unida.

Os índices de criminalidade tiveram queda no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2018.

De acordo com os dados divulgados no último dia 25 pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, de janeiro a junho de 2019, ocorreram 22 assassinatos contra 29 do ano passado --redução de 24%.

Na comparação com 2016, ano anterior à implantação do São José Unida, o decréscimo é ainda mais acentuado e expressivo, de 86%. Naquele ano, o número de assassinatos foi quase o dobro --no caso, 41.

Os índices de roubo e furto, somados, também despencaram em 2019.

Foram registradas 3.819 ocorrências destas duas modalidades de crime no primeiro semestre deste ano contra 4.182 em 2018, o que representa um decréscimo de 9%.

Em relação a 2016, quando houve 5.088 roubos e furtos, a redução foi de 25%.

Combate ao crime

O programa São José Unida foi implantado pela Prefeitura em 2017 e reúne as principais forças de segurança que atuam no município. O objetivo é prevenir e diminuir a criminalidade.

Participam do programa a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, Detran-SP, Polícia Ambiental, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica.