São José tem a melhor guarda entre as 10 maiores cidades de SP
Atualizado em 05/08/2019 - 12:26
Entrega de tablets e viaturas da Guarda Municipal e PM para atividade delegada. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 07-06-2019
Investimentos e melhorias integram as ações do programa São José, que é liderado pela Prefeitura e reúne todas as forças de segurança - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Pesquisas divulgadas pela Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) apontam que a Guarda Civil Municipal de São José dos Campos é a melhor de São Paulo. Os levantamentos, referentes ao segundo e ao terceiro trimestres deste ano, foram realizados nas 10 maiores cidades do Estado.

A corporação joseense registrou 615 pontos nas duas pesquisas, com ampliação do grau de satisfação da população com o trabalho realizado. No último trimestre de 2018, quando também ficou em primeiro lugar, a pontuação havia sido de 603.

Sorocaba ficou em segundo lugar nos dois levantamentos de 2019 com 615 pontos, e São Bernardo do Campo em terceiro, com 585.

As pesquisas da Indsat são realizadas a cada trimestre. O grau de satisfação é definido por meio de pontuação, a partir da avaliação feita pelos próprios munícipes. Ao todo, foram entrevistados 400 moradores em cada um dos municípios estudados.

Investimentos

Esta posição, no topo entre os maiores municípios paulistas, incluindo a capital, é resultado do investimento da Prefeitura na capacitação de profissionais e na melhoria na estrutura da Guarda Civil Municipal, com a aquisição de carros elétricos, novos agentes, armamentos e coletes à prova de balas.

Atualmente, a corporação joseense tem 330 guardas. Até o final do ano, serão convocados pelo menos mais 30 do concurso público realizado em 2018.

Os investimentos e melhorias integram as ações do programa São José, que é liderado pela Prefeitura e reúne todas as forças de segurança com o objetivo de prevenir e reduzir os índices de criminalidade no município.

Olimpíadas

A Guarda Civil Municipal de São José não se destaca apenas pela excelência do serviço prestado à população.

Na última quinta-feira (1º), a corporação recebeu em Campinas o troféu e as medalhas pelo inédito título das Olimpíadas das GCMs, conquistado no mês passado.

Na 10ª edição, São José foi campeã com 871 pontos, seguida por Mogi das Cruzes (827) e São Paulo (720). O título foi conquistado em casa, durante as provas de natação realizadas no último dia 6 de julho.

Foram disputadas 18 modalidades individuais e coletivas, nas categorias masculina e feminina.

Antes da vitória inédita, a melhor colocação havia sido o quarto lugar de 2017.