Feira de adoção propicia novo lar a cães e gatos em São José
Atualizado em 31/08/2019 - 15:52
8ª feira de adoção de cães e gatos de 2019 no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Foto: Claudio Vieira/ PMSJC. 31-08-2019
Marcelo Crisostomo com a cadela Akira no colo após adotá-la em feira realizada pela Prefeitura neste sábado: presente especial para o filho - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Saúde

A 8ª feira de adoção de cães e gatos de 2019, realizada pela Prefeitura de São José dos Campos neste sábado (31), foi uma bela oportunidade para quem gosta de animais, principalmente cães e gatos. O evento aconteceu na sede do e CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), localizada no Parque Industrial, na zona sul.

Ao todo, 53 animais foram colocados para adoção, sendo 4 gatos (2 machos e 2 fêmeas), 3 filhotes de cães (2 machos e 1 fêmea), 46 cães adultos (22 machos e 12 fêmeas) e 12 cães com necessidades especiais (8 machos e 4 fêmeas).

O morador do Jardim Morumbi Jones Ferreira Nogueira, 26 anos, saiu feliz da vida do CCZ já com a Akira, uma cadela adotada. “Já dei o nome aqui mesmo. É um presente para o meu filho de 1 ano e oito meses, que ama animais. Nós gostamos também e para ele vai ser uma alegria”.

A Akira, aliás, foi encontrada abandonada com sete irmãos nas proximidades do CCZ. “Eles precisam de um lar. se a pessoa não quer, não abandone, dê para alguém que possa cuidar”, afirmou Jones.

Presente especial

Quem também aproveitou a feira para adotar um cão foi Marcelo Crisostomo, 45 anos, morador do Campos de São José na zona leste. “Fiquei sabendo pelo rádio e vim. Já tive cachorro, ficou com a gente até o fim da vida, mas hoje não temos mais. Adotar é melhor, ajuda os que estão na rua”, disse Marcelo.

A exemplo de Nogueira, ele também irá presentear o filho. “É uma surpresa para o meu filho de 8 anos. Ele irá escolher o nome”, afirmou Marcelo, que já saiu com a nova integrante da casa no colo.

Adote você também

Desde o início deste ano, já foram adotados 126 animais em São José durante visitadas ao CCZ e nas feiras realizadas todos os meses pela Prefeitura.

Todos os animais do CCZ são vacinados, vermifugados e castrados (adultos). Hoje, o CCZ conta com cerca de 100 animais em seu canil, muitos deles sob tratamento médico veterinário.

Os interessados em adotar algum animal precisam ser maiores de idade e comparecer ao CCZ portando RG e CPF. É permitido um período de experiência por 15 dias para avaliação e adaptação do animal aos novos donos e moradia. Após esta etapa, o animal é considerado de fato adotado e não há mais possibilidade de devolução.