Vereadores mirins são empossados Câmara Municipal
Atualizado em 31/08/2019 - 00:32
Projeto Vereadores Mirins. Foto: Claudio Vieira/ PMSJC. 30-08-2019
Ao todo, 38 escolas municipais encaminharam projetos, desses, 21 foram selecionados por uma comissão composta por servidores técnicos da Secretaria de Educação e Cidadania e Câmara Municipal - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Nesta sexta-feira (30), 21 alunos do 6º ao 9º ano da rede de ensino municipal vivenciaram uma experiência bem diferenciada, no plenário da Câmara Municipal de São José dos Campos os estudantes foram empossados como vereadores mirins para o mandato 2019/2020.

Hino Nacional, assinatura do livro de posse, leitura dos nomes e projetos propostos pelos 21 vereadores mirins e juramento nos microfones de apartes do plenário foram algumas das atividades realizadas durante a solenidade que contou com a presença de familiares, professores, colegas de sala de aula e autoridades.

“Estou muito feliz, essa é uma oportunidade de apresentar nossas escolas, ideias e projetos”, refletir sobre a comunidade, falou a vereadora mirim Flávia Caetano Monteiro autora do projeto “Mentes saradas” da Emef Ildete Mendonça Barbosa.

Já para a Vereadora Mirim Alana Santos, aluna da Emef Elza Regina Ferreira Bevilacqua que apresentou a proposta “Feira literária infantojuvenil”, a atividade no legislativo vai além da sala de aula, “ hoje percebo que mesmo no universo escolar podemos fazer algo maior em prol da nossa cidade”.

“É uma satisfação enorme contribuir com a melhora do nosso município, a experiência dessa manhã vou levar para a vida toda, concluiu o Vereador Mirim João Victor Sena Lima da Emef Emmanuel Antônio dos Santos, autor do projeto  “Transporte público de qualidade”.

Ao todo, 38 escolas municipais encaminharam projetos, desses, 21 foram selecionados por uma comissão composta por servidores técnicos da Secretaria de Educação e Cidadania e Câmara Municipal.

A partir da posse realizada nesta sexta-feira, as propostas elaboradas pelos alunos da rede de ensino municipal serão analisadas pelo legislativo como sugestões de projetos de lei para o município.

Vereador Mirim

Criado em 23 de novembro de 2017, por meio da Lei 9.609 o Programa Vereador (a) Mirim para alunos dos anos finais da rede de ensino municipal tem como principal objetivo oportunizar o exercício da cidadania, através da aproximação dos alunos com o Poder Legislativo.

A proposta prevê ainda que os estudantes elaborem projetos nas áreas econômica, educacional, esporte, meio ambiente, saúde, geração de empregos, empreendedorismo, transporte, habitação, obras, infraestrutura urbana, segurança pública, cultura e direitos humanos.

Propostas dos alunos

Vereadora Mirim Alana Santos “Feira literária infantojuvenil” (Emef Elza Regina Ferreira Bevilacqua)

Vereadora Mirim Alany de Souza Silva “Adaptando igualdades: Direitos Humanos”(Emef Maria Antonieta Payar)

Vereador Mirim Alexander Alves Barbosa “Mais segurança nas escolas e bairros” (Emef Dom Pedro de Alcântara)

Vereadora Mirim Alice de Oliveira Chaves “Saúde Mental na Escola” (Emef Hélio Augusto de Souza)

Vereadora Mirim Ana Clara Maia dos Santos “Você é seu próprio lar: Atenção psicossocial às minorias” (Emef Dosulina C. Chaves de Andrade)

Vereadora Mirim Anna Carolyna Ap. Barreto “Orientação profissional para os estudantes de escolas Municipais de Ensino Fundamental” (Emef Possidônio José de Freitas)

Vereadora Mirim Beatriz Rodrigues Vieira “Implantação de poliesportivo para práticas desportivas no Bairro Galo Branco” (Emef Luiz Leite)

Vereador Mirim Bruno Silva Fernandes Bezerra“Escola ativa para todos” (Emef Hélio Walter Bevilacqua)

Vereadora Mirim Camila Rafaeli Guimarães Rodrigues “Arborização da Cidade” (Emef Homera da Silva Braga)

Vereador Mirim Enzo Santos e Oliveira “Sustentabilidade: Cuidando do meio ambiente” (Emef Maria Nazareth Moura Veronese)

Vereadora Mirim Flávia Caetano Monteiro “Mentes saradas” (Emef Ildete Mendonça Barbosa)

Vereador Mirim Gustavo Henrique Pires de Oliveira “Conscientização ambiental: Cães e gatos – cuidados e maus tratos” (Emef Therezinha do Menino Jesus Soares do Nascimento)

Vereador Mirim João Victor Sena Lima “Transporte público de qualidade” (Emef Emmanuel Antonio dos Santos)

Vereador Mirim João Vitor Del Grande “Práticas de programação e ensino de robótica no ensino regular” (Emef Elizabete de Paula Honorato)

Vereadora Mirim Kamile Vitória Da Silva Siqueira “Aplicativo: SJC EDUCA – A educação com tecnologia” (Emef Mariana Teixeira Cornélio)

Vereadora Mirim Karolyne Camargo Nobre Campos “Viva árvore” (Emef Sônia Maria Pereira da Silva)

Vereadora Mirim Kassandra da Silva Ribeiro “Preservação do patrimônio escolar” (Emef Rosa Tomita)

Vereadora Mirim Maria Eduarda Reis “Atendimento prioritário para alunos de escola pública no sistema único de saúde” (Emef Lucia Pereira Rodrigues)

Vereadora Mirim Rebeca Garcia de Lima Carneiro “Libras para todos na escola”(Emef Maria Aparecida dos S. Ronconi)

Vereadora Mirim Taissa Gabriele Alves “Suporte de bicicletas em São José dos Campos” (Emef Mercedes Carnevalli Klein)

Vereadora Mirim Yasmin Ribeiro da Silva Barbosa “Saúde - Combate à depressão e suicídio” (Emef Áurea Cantinho Rodrigues)


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×