Jovens do Cidade Cidadã veem seus bairros por satélite
Atualizado em 30/08/2019 - 17:51
Cidade Cidadã no Inpe
A partir das imagens de satélite os estudantes produziram um documento cartográfico do entorno de suas escolas e vão apontar melhorias públicas para os locais - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O Programa Cidade Cidadã, que inicialmente está atingindo quatro escolas estaduais de ensino médio de São José dos Campos, chegou nesta semana ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), onde será realizado o módulo de cidadania da atividade. Nesta sexta-feira (30), foi recebido o último grupo de estudantes.

Esta é a primeira de duas idas ao Inpe. No primeiro contato, eles conheceram as instalações do Laboratório de Geoprocessamento (Labgeo), se familiarizaram com os equipamentos e receberam imagens de satélite impressas em papel abrangendo o entorno de suas escolas. Em um mapa também impresso, foram convidados a apontar equipamentos públicos que ainda não estão disponíveis e que gostariam de ver implantados no bairro.

Na segunda visita, os grupos serão apresentados ao software Q-Jis, pelo qual poderão georreferenciar as melhorias sugeridas, inserindo as coordenadas geográficas e criando um documento cartográfico. Esse documento deverá ser apresentado à Prefeitura como um trabalho de conclusão da participação da escola no programa.

“Através do Cidade Cidadã, está havendo uma integração muito interessante entre o Inpe e a Prefeitura de São José, atingindo diretamente a sociedade”, avalia o geógrafo Renê Novaes, responsável pelo programa por parte do instituto. “A Prefeitura está dando a oportunidade aos jovens de serem ouvidos, isto é muito importante.”

Depois de orientar os estudantes, Novaes irá transformar a experiência em um projeto de pesquisa com o objetivo de levar a atividade para outras escolas. “Temos sido procurados para estender o trabalho a outras escolas e instituições”, revela.

Oportunidade

De terça (27) a sexta-feira (30), as quatro escolas estaduais que estão participando do Cidade Cidadã fizeram a primeira visita ao Inpe. São a Lourdes Maria de Camargo, no Jardim Colonial, região sul; Yoshiya Takaoka, na Vila Paiva, região norte; Valmar Lourenço Santiago, no Campos de São José, região leste; e Estevam Ferri, no Monte Castelo, região central.

Na quinta-feira foi a vez dos estudantes da Valmar Santiago. O grupo ficou entusiasmado com as possibilidades encontradas no Labgeo e os novos conhecimentos que adquiriram.

“Eu nunca tive uma visão do Campos de São José pelo alto, não imaginava que o bairro fosse tão grande”, disse Poliana Vitória Santos, 15 anos, moradora no Cajuru e estudante do 1º ano. “Estou querendo incluir a ideia de termos mais esportes naquela região”, revelou.

Sua colega Milena Cristina Silva de Oliveira, 16 anos, moradora no Santa Cecília II e também aluna do 1º ano, adorou a atividade dentro do Inpe e também o Cidade Cidadã: “É uma oportunidade muito legal de ajudarmos o nosso bairro, mas é importante também que a comunidade conserve o que recebe”, disse ela. A estudante não tinha nada específico para sugerir para o bairro, mas acha que manutenção, limpeza, poda de árvores e conservação dos bens públicos na região deve ser a prioridade.

A professora Íris Ferreira, que acompanhou o grupo até o Inpe, também aprovou a atividade. “Para esses jovens, ter uma visão mais ampla do seu bairro através do lúdico está sendo importante, pois aqui eles estão vendo tudo na prática”, opinou.

Cidade Cidadã

O Programa Cidade Cidadã foi lançado no dia 24 de junho na Escola Estadual Yoshiya Takaoka, na Vila Paiva, região norte. Após o período de férias escolares, voltou e agora está na fase final com as quatro escolas.

O programa é dividido em três módulos. O primeiro, de serviços, leva aos estudantes o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), que fornece carteiras de trabalho; o Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola), que cadastra os interessados em programas de estágios e no Jovem Aprendiz; e a startup joseense Jobis, que divulga seu serviço gratuito de perfis para vagas de emprego.

O segundo é um módulo de informação, com um bate-papo descontraído sobre assuntos ligados à realidade da população jovem. A radialista Shirley de Souza faz a mediação entre os expositores e estimula ao máximo a participação dos estudantes com perguntas e comentários. As palestras são intercaladas por apresentações de música ao vivo. Os parceiros são as secretarias municipais de Saúde, Apoio Social ao Cidadão e Mobilidade Urbana, além da Polícia Militar e do CVV (Centro de Valorização da Vida).

O terceiro módulo é o que está sendo realizado pelo Inpe e irá terminar com a apresentação dos trabalhos à Prefeitura. Antes da visita ao instituto, entre os dias 20 e 23, os quatro grupos participaram de um City Tour da Prefeitura que incluiu uma visita ao MAB (Memorial Aeroespacial Brasileiro), ao 1º BPMI (Batalhão da Polícia Militar do Interior) e ao Parque Ribeirão Vermelho, na região oeste da cidade.

O Programa Cidade Cidadã é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos com base legal no Estatuto da Juventude e está sendo implantado em parceria com a Diretoria de Ensino da região. A gestão é da Assessoria de Programas para a Juventude da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.