Alunos da rede municipal participam de simulação da ONU
Atualizado em 02/09/2019 - 11:53
SIMULAÇAO SIEF SJC - 29-08-2019 - LUCAS CABRAL
A Simulação para o Ensino Fundamental (Sief), que não acontecia desde 2012, foi retomada pela Prefeitura por meio da Secretaria de Educação e Cidadania com o objetivo de estimular ações de liderança e empreendedorismo nos alunos da rede municipal - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Seguindo o mesmo formato dos comitês realizados pelas Organizações Unidas (ONU), com toda a vivência de chefes de Estado e delegações, durante os dias 10, 11 e 12 de setembro cerca de 130 alunos do 7° ao 9º ano de 43 escolas municipais de ensino fundamental de São José irão assumir o papel de diplomatas para negociar e solucionar conflitos.

Com o objetivo de esclarecer dúvidas e passar as orientações referente a segunda edição da SIEF (Simulação para o Ensino Fundamental), alunos e professores se reuniram na tarde desta quinta-feira (28) nas dependências do Cefe.

Durante o encontro, os estudantes aprenderam os procedimentos e funcionamento de um debate, para João Vitor Aguiar, aluno do 7º ano da Emef Profª Palmyra Sant'anna a Simulação é mais uma oportunidade de interação entre escolas municipais.

“Esse tipo de encontro ensina a gente ouvir mais a opinião do outro e a respeitar pontos de vista diferente. Represento os Estados Unidos, respeito a opinião e interesse de outros países, com isso, espero revolver os conflitos com paz e harmonia”, pontuou.

Já a aluna Kelly Vitoria, do 7º ano da Emef Emmanuel Antônio dos Santos destacou a autonomia que esse tipo de encontro oferece aos estudantes da rede municipal.

“A Sief desenvolve nossa fala, por meio do encontro muitos alunos perdem o medo de falar em público e ganham segurança para expressarem diferentes opiniões”, concluiu.

Sobre a SIEF

A Simulação para o Ensino Fundamental (Sief), que não acontecia desde 2012, foi retomada pela Prefeitura por meio da Secretaria de Educação e Cidadania com o objetivo de estimular ações de liderança e empreendedorismo nos alunos da rede municipal.

Voltada para alunos do 7º, 8º e 9º ano a Sief faz parte das atividades extracurriculares no ensino da rede municipal, por meio do Programa Líder do Futuro, os debates que envolvem professores, orientadores educacionais e aproximadamente 130 alunos serão divididos em três grupos:

PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) com o tema “Todos por elas”

PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) com o tema “ Exploração de Minérios” 

UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) com o tema “Uso da internet”.

Os três dias de atividade irão contar ainda com um grupo de imprensa, a equipe formada por 12 alunos que será responsável pela cobertura dos encontros fará um jornal no final de cada dia, registrando com fotos e matérias a cobertura de todas as discussões.

Serviço Programa Líder do Futuro – debate nos moldes da ONU
• Simulação para Ensino Fundamental (Sief)
• Data: 10,11 e 12 de setembro
• Horário: 13h30 às 17h
• Local: Centro de Formação do Educador (CEFE)
Av. Olívio Gomes, 250 – Santana


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania