Hospital de Clínicas Sul passa por auditoria da empresa IQG
Atualizado em 27/08/2019 - 18:41
Hospital de Clínicas Sul  30 01 2019
Hospital de Clínicas Sul passará por uma rigorosa avaliação da equipe de especialistas para conseguir a acreditação - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Nei José Sant' Anna
Secretaria de Saúde

O Hospital de Clínicas Sul de São José dos Campos está recebendo nesta semana a visita dos auditores da empresa IQG, com o objetivo de realizar a avaliação diagnóstica da unidade que busca ser certificada Nível 3 em até 24 meses.

O IQG é a maior instituição acreditadora credenciada pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), sendo responsável pelo diagnóstico e certificação de mais de 400 organizações de saúde no Brasil que buscam utilizar o processo para aprimorar seus serviços e alcançar a excelência.

A fim de incentivar a busca pela melhoria contínua, o hospital se compromete a aplicar as sugestões feitas nesta avaliação diagnóstica de forma construtiva, buscando sempre promover uma assistência segura para a comunidade.

Como funciona

Neste primeiro momento o Hospital de Clínicas Sul passa por uma rigorosa avaliação da equipe de especialistas do IQG. Após a visita dos avaliadores, a instituição recebe um prazo para implantar as oportunidades de melhoria apontadas. Após este prazo, é realizada nova visita para que a unidade apresente evidências objetivas que tais melhorias foram implementadas.

A avaliação, por sua vez, será submetida à comissão de acreditação, que concederá, após análise, o certificado de acreditação.

A metodologia prevê a acreditação das instituições de saúde em um de três diferentes níveis (Acreditado, Acreditado Pleno e Acreditado com Excelência).

Ao longo do programa, as organizações são incentivadas a estruturar barreiras básicas de segurança, mapear seus processos, identificar perigos, analisar causas de incidentes de segurança do paciente e propor ações de melhoria, além de definir e analisar resultados esperados.

A instituição será reavaliada periodicamente pelos especialistas do IQG visando alcançar o Nível 3 (Acreditado com Excelência), demonstrando assim sua maturidade da cultura de segurança, transparência e busca constante pela melhoria contínua da qualidade assistencial.

O Hospital de Clínicas Sul é uma unidade da Prefeitura de São José dos Campos gerenciada pela Organização Social de Saúde Hospital e Maternidade Terezinha de Jesus (OSSHMTJ) desde dezembro de 2017.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde