Nadadores de São José participarão de campeonato internacional
Atualizado em 26/08/2019 - 17:42
Nadadores de São José no 'Chico Piscina'
Ana Flávia, 14 anos, vai disputar pela primeira vez o Troféu Chico Piscina, representando a Seleção Paulista - Foto: Divulgação

Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Dois atletas de São José dos Campos foram convocados para representar o Estado de São Paulo no Campeonato Internacional Infanto-juvenil de Natação, conhecido como Troféu Chico Piscina.  A competição será realizada entre os dias 9 e 12 de outubro em Mococa (SP).

Ana Flávia Morandi de Faria e Israel Miguel Geraldo têm 14 anos e estão vinculados ao Programa Atleta Cidadão. É a primeira convocação dos dois. Ana Flávia vai nadar a prova de 100m peito e Israel 100m costas.

O evento é realizado anualmente na piscina da Associação Mocoquense e destina-se a nadadores das categorias infantil 1 e 2, de 13 e 14 anos, e juvenil 1 e 2, de 15 e 16 anos, em equipes feminina e masculina. 

“É um divisor de águas do atleta que nada apenas por estar no esporte para um atleta que consegue enxergar um futuro na carreira. Quase todos os nadadores do país passaram pelo Chico Piscina. Essa é a primeira seleção estadual de base”, explica o técnico Felipe Troni, responsável pelos dois atletas. “Lembrando que a Seleção Paulista é campeã invicta do Chico Piscina há quase 20 anos.”

Grandes nomes

Participam do campeonato todas as federações de natação do país e algumas federações internacionais. Grandes nomes da natação brasileira, como César Cielo, Joanna Maranhão, Mariana Brochado, Lucas Salatta e outros já disputaram a competição.

A primeira edição aconteceu em 1968 e foi organizada pela Federação Aquática Paulista, em homenagem a Francisco José Dias Lima, o Chico Quintino, que idealizou a primeira piscina de Mococa e foi um grande incentivador da natação no interior paulista. A competição reunia equipes paulistas, mas em 1988 passou a ser organizada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) tornando-se um campeonato nacional oficial. Em 1995, ganhou status internacional.

A natação é uma das 25 modalidades apoiadas pela Prefeitura de São José dos Campos por meio do Programa Atleta Cidadão. O programa está completando 20 anos de sua implantação.

 

*Colaborou Micaela Gianello


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

×