Omidyar Network visita escola municipal de São José
Atualizado em 23/08/2019 - 21:21
São José dos Campos foi uma das cidades escolhidas para a visita por apresentar boa infraestrutura e um uso qualificado das tecnologias educacionais na rede municipal de ensino - Foto: PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

A Emef Silvana Maria Ribeiro de Almeida, no Jardim Cerejeiras (região leste), recebeu nesta semana a visita de integrantes da Omidyar Network para apresentação do uso das plataformas digitais Árvore de Livros e Khan Academy. A primeira oferece mais de 30 mil livros para alunos do ensino fundamental. A outra ensina matemática de maneira divertida e personalizada nas escolas municipais de São José.

Com escritórios distribuídos em Bangladesh, Johannesburgo, Londres, Mumbai, Redwood City, Cingapura e Washington, a Omidyar Network realiza investimentos em educação, incluindo empresas de tecnologia educacional para a educação básica.

A visita organizada pela Sincroniza Educação, parceira na implementação das duas ferramentas nas escolas municipais da cidade, teve como principal objetivo apresentar às sócias da Omidyar como essas ferramentas são usadas no Brasil.

“São José dos Campos foi uma das cidades escolhidas para a visita por apresentar boa infraestrutura e um uso qualificado das tecnologias educacionais”, explicou Bianca Ceres, coordenadora do projeto Árvore de Livros na Sincroniza Educação.

A Omidyar Network desenvolve cinco iniciativas-chaves essenciais para criar sociedades prósperas, estáveis e abertas: educação, tecnologia emergente, inclusão financeira, engajamentos de cidadão e governança e direito a propriedade.

“Conhecemos diferentes implementações de tecnologia educacional pelo mundo. Ficamos muito felizes em ver o uso de tecnologia em sala de aula alinhado às necessidades do aluno e empoderando os professores para desenvolverem sua prática”, afirmou Fábio Tran, diretor de investimentos da Omidyar Network no Brasil.

A visita na Emef Silvana Maria Ribeiro de Almeida contou ainda com um bate-papo entre integrantes da Omidyar Network e Sincroniza Educação com professores, equipe gestora da unidade escolar e alunos.

Plataforma Árvore de Livros

A tecnologia disponibilizada pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, oferece mais de 30 mil livros aos alunos do ensino fundamental da rede de ensino municipal.

Por intermédio desta plataforma, os professores recomendam títulos e planejam atividades com base nas leituras feitas pelos alunos. A Árvore de Livros gera ainda um relatório com dados sobre o desempenho e a evolução da leitura dos estudantes.

Plataforma Khan Academy

Cerca de 9.000 alunos do 5º ao 9º ano da rede de ensino municipal de São José dos Campos são beneficiados com a plataforma digital Khan Academy, que ensina matemática de maneira divertida e personalizada, complementando as atividades em sala de aula.

A ferramenta é uma iniciativa da Fundação Lemann, parceira da Prefeitura que disponibiliza projetos pedagógicos e de formação aos alunos e professores da rede por meio da Secretaria de Educação e Cidadania.

Com a ferramenta, os professores podem propor atividades mais adequadas para cada aluno, de acordo com o desempenho e as dificuldades que o estudante apresenta na disciplina, acompanhando o planejamento escolar e a Matriz Curricular.