Leis beneficiam Conexão Juventude e Atleta Cidadão
Atualizado em 26/08/2019 - 10:16
Conexão Juventude vira lei
O Conexão Juventude busca aproximar os jovens e a comunidade por meio de políticas públicas educativas, culturais, esportivas, sociais e de lazer - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Dois projetos de lei aprovados por unanimidade na sessão desta quinta-feira (22) pela Câmara Municipal beneficiam os programas Conexão Juventude e Atleta Cidadão com o objetivo de aperfeiçoá-los e torná-los permanentes em razão dos benefícios que têm levado à população. Os dois programas são mantidos pela Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida da Prefeitura de São José dos Campos.

O Programa Conexão Juventude foi iniciado no dia 27 de março de 2017. Até agora, foram realizadas 44 edições em bairros de todas as regiões do município. Estima-se que cerca de 110 mil pessoas foram alcançadas.

O programa segue as premissas do Estatuto da Juventude, criado por lei federal, que define direitos e garantias dos jovens à cultura, desporto e lazer. Com esses objetivos, o Conexão procura aproximar os jovens e a comunidade com políticas públicas educativas, culturais, esportivas, sociais e de lazer.

Cada edição do Conexão Juventude leva lazer, cultura e serviços para todo o conjunto da população, mas atinge especialmente os mais jovens com shows musicais e serviços úteis, como emissão de carteiras de trabalho, inscrição em programas de estágio e outros benefícios.

Para atender esse público, a Assessoria de Programas para a Juventude conta com a parceria de todas as secretarias municipais, especialmente Saúde, Apoio Jurídico, Mobilidade Urbana, Esporte e Qualidade de Vida, Proteção ao Cidadão, Apoio Social ao Cidadão e Manutenção da Cidade.

Essa parceria se estende a entidades públicas e privadas, como Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Startup do Bem, e Jobis, startup de empregos.

Segundo a justificativa do Poder Executivo na apresentação do projeto de lei 275/2019, a intenção é “permitir que a proposta seja mantida em caráter permanente no município pelos seus benefícios à população”.

Atleta Cidadão

Pelo projeto de lei 274/2019, também aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal, o Programa Atleta Cidadão está recebendo uma atualização e aprimoramento na lei número 6.463, de 2004, que o instituiu no município. A lei tem o objetivo de elevar o nível técnico das categorias de base, com a finalidade de formação e descoberta de talentos esportivos.

O Atleta Cidadão existe desde 1999 e calcula-se que até hoje tenham passado por ele cerca de 16 mil atletas. O programa atende atualmente 1.394 crianças e jovens de 7 a 20 anos de idade, distribuídos em 25 modalidades representadas por 110 equipes de competição.

Uma estrutura composta por 137 profissionais garante o trabalho nas comissões técnicas e em uma equipe multidisciplinar, reunindo 26 coordenadores, 15 preparadores físicos, dois fisiologistas, duas nutricionistas, duas psicólogas, dois orientadores pedagógicos e 88 técnicos.

O Atleta Cidadão é um programa de formação desportiva desenvolvido a longo prazo, com os atletas sendo promovidos de uma categoria a outra. Nesse processo, eles são avaliados constantemente quanto a sua evolução técnica e comprometimento com os treinamentos.

Os jovens do Atleta Cidadão participam de campeonatos estaduais e nacionais representando o município. Também integram as equipes que disputam competições organizadas pela Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, como Jogos Abertos da Juventude, Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior.

Ao atingirem os 20 anos de idade, esses atletas deixam o programa e podem passar a integrar as equipes de esportes de alto rendimento apoiadas pela Prefeitura de São José dos Campos.