Dados do Caged apontam saldo positivo de empregos na cidade
Atualizado em 23/08/2019 - 17:48
Canteiro de obras do Arco da Inovação. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 18-07-2019
Obra do Arco da Inovação, do setor da construção civil, que contribuiu para elevação do índice do Caged, em julho - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Dados divulgados nesta sexta-feira (23) pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, revelaram que São José dos Campos obteve saldo positivo na geração de empregos, com carteira assinada, em julho. O saldo foi de 292 vagas.

No ano, a cidade soma 312 vagas de saldo de emprego. De julho de 2018 a julho deste ano, o saldo atinge 784 vagas.

Ao contrário de meses anteriores, em julho o setor de construção civil foi o que obteve melhor desempenho com 103 vagas de saldo, seguido do setor da indústria, que começa a reagir, com 71 vagas de saldo médio, em julho.

Para o Caged, o saldo de emprego é o resultado da diferença de admissões e demissões.

Segundo técnicos da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, a melhoria no nível de emprego desde o início do ano, em São José dos Campos, foi decorrente, sobretudo, de contratações no setor público, em torno de 2.000 vagas.

Entre os destaques estão o início das obras pela Prefeitura para a construção da Via Cambuí, a finalização do Hospital Estadual (regional), a nova gestão do Hospital de Clínicas Sul, e, mais recentemente, as obras do Arco da Inovação e da Rotatória do Gás.

Trabalho e empreendedorismo

Para fortalecer a empregabilidade e o empreendedorismo, a Prefeitura realiza neste sábado (24), a 2ª FET (Feira do Empreendedorismo e Trabalho), das 9h às 18h, no Cefe (Centro de Formação do Educador), junto ao Parque da Cidade. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. Durante a feira deverão ser oferecidas cerca de 600 vagas de emprego, inclusive para pessoas com deficiência (PCD) e estagiários.

Pró-Trabalho

Outra ação de favorecimento e apoio à empregabilidade é o programa Pró-Trabalho, lançado também pela Prefeitura. O objetivo é proporcionar aos munícipes, que estejam em situação de desemprego e vulnerabilidade, a chance de recolocação e qualificação para sua reintegração no mercado de trabalho. Já foram beneficiadas cerca de 1.600 pessoas.